Exibição do filme «Ilha» ajuda criança com paralisia cerebral a aceder a tratamento

Ajudar a Mariana, uma criança algarvia que nasceu em outubro de 2009 com Quadriplasia Espástica, um tipo grave de paralisia […]

Ajudar a Mariana, uma criança algarvia que nasceu em outubro de 2009 com Quadriplasia Espástica, um tipo grave de paralisia cerebral, a ter acesso a um tratamento inovador é o objetivo de diversas iniciativas que irão ocorrer ao longo do mês de abril.

No sábado, os autores do filme «Ilha», sobre a Praia de Faro, juntam-se à causa e promovem a exibição deste filme na delegação de Faro do IPDJ, às 15h30.

Os donativos angariados nesta sessão servirão para ajudar os pais da pequena Mariana a pagar o seu tratamento à base de células estaminais, na Duke University, nos Estados Unidos da América, onde foi aceite para integrar o grupo de um estudo. A infusão de células, isoladamente, custará 14 mil dólares, a que se terá de juntar despesas de deslocação e estadia.

O documentário cinematográfico «Ilha» resultou de uma ideia do algarvio Mauro Amaral, que também o realizou em conjunto com Carlos Fraga e conta com José Mário Branco como narrador. Este foi o primeiro filme deste género a ser feito sobre a comunidade de pescadores e mariscadores que habita a Praia de Faro há mais de meio século.

Filmado em 2008 e 2009 na Praia de Faro, esta obra aborda a autenticidade dos pescadores e o medo de verem as suas casas demolidas pelo Polis Ria Formosa, entre outros temas.

O movimento para ajudar a Mariana continua a 13 de abril, na Quinta Pedagógica do Peral, em São Brás de Alportel. Neste caso, as famílias são desafiadas a visitar o espaço e será colocado um mealheiro para acolher os donativos que cada qual quiser dar.

A 20 de abril, será promovido um almoço-convívio no restaurante «O Moreno», em Faro. Aqui, dos 12 euros que cada comensal pagará, 3,5 euros revertem a favor da pequena Mariana.

Comentários

pub