Festa do Sorriso juntou 1100 crianças de instituições no Zoomarine

1100 crianças, juntamente com mais de 350 educadores especiais, de cerca de duas dezenas de entidades, públicas e privadas, de […]

1100 crianças, juntamente com mais de 350 educadores especiais, de cerca de duas dezenas de entidades, públicas e privadas, de solidariedade social do Algarve, participaram esta segunda-feira, 22 de abril, Dia da Terra, na Festa do Sorriso, no Zoomarine.

Pela 20ª vez na Guia, esses visitantes especiais deram as mãos com treinadores e biólogos, com veterinários e educadores, com técnicos de som e de restauração, com motoristas e administradores, com rececionistas e diretores – enfim, com toda a familia Zoomarine.

Foram horas preenchidas com jogos e apresentações várias (focas, golfinhos, águias, papagaios), almoços e lanches, mergulhos nas piscinas e visitas aos habitats dos crocodilos, sessões de fotografia e sessões de alimentações de raias.

Mas porque a festa não é do Zoomarine, nem foi feita apenas pelo Zoomarine, «resta-nos agradecer, com o coração tão cheio como o sorriso das crianças a quem se destinou a dita, toda a ajuda e todas as contribuições que, colaboradores e fornecedores, amigos e parceiros, nos fizeram chegar ao longo das últimas semanas… De alguns recebemos transportes, de outros recebemos alimentos para almoços e lanches; de uns recebemos brindes, de outros recebemos apoio administrativo; de uns recebemos ideias de como fazer a festa o mais especial possível, de outros recebemos apoio físico para tudo o que uma festa precisa. E de todos recebemos incentivos, palavras amigas e, claro, a convicção de que vale a pena», salienta Élio Vicente, biólogo marinho e diretor de Ciência do Zoomarine.

«A tradição vem de longe – de longe no tempo e de longe na distância. Tudo começou no Brasil, nos idos anos 80, pela mão do presidente do Conselho de Administração do Zoomarine, o Sr. Pedro Lavia. No entanto, há muito que a tradição se tornou portuguesa e se tornou um dos mais belos e especiais momentos da família do Zoomarine».

A “Festa do Sorriso” pretende ser, anualmente, uma oportunidade para um dia único para todas as crianças que, de outra forma, dificilmente conseguiriam, no seu dia-a-dia, viver o que, para muitas outras, é quase uma rotina: um dia de imensos, rasgados e contagiantes sorrisos.

Os anfitriões foram os mesmos de sempre: em regime pro bono, dezenas de colaboradores do Zoomarine (passados, atuais e futuros – alguns em gozo de férias ou de folga) juntaram-se a representantes das várias entidades que se associaram à iniciativa deste ano (como, por exemplo, as bem algarvias Lunucarnes, Fresco Moinho, Bafrutal, Multiselect, AutoPeças, TopCar, SimplyTravel) para proporcionar um dia especial a tantos convidados especiais.

No final de um dia preenchido e memorável a todos os níveis, cada entidade recebeu um cabaz com várias oportunidades gastronómicas. E cada criança recebeu, igualmente, um pequeno peluche e uma cópia da foto que cada grupo fez à entrada do parque.

Comentários

pub