Festa do Cinema Italiano terá extensão em Loulé na sua estreia no Algarve

O Cine-Teatro Louletano vai acolher entre 19 e 21 de abril uma extensão do «8 ½ Festa do Cinema Italiano», […]

O Cine-Teatro Louletano vai acolher entre 19 e 21 de abril uma extensão do «8 ½ Festa do Cinema Italiano», festival que chega pela primeira vez ao Algarve.

Ao longo de três dias, o espaço cultural de Loulé vai receber «uma seleção das mais relevantes produções cinematográficas italianas da última temporada e contará com a presença de realizadores», revelou a Câmara de Loulé.

A comédia «Una Famiglia Perfetta» (2012), de Paolo Genovese vai dar o pontapé de saída da programação do festival no Algarve, no dia 19, uma sexta-feira, às 21h30. No sábado, serão exibidas a partir das 16h30 as curtas metragens «Cargo» (2012), de Carlo Sironi, «Terra» (2012), de Piero Messina, «La Colpa» (2011), de Francesco Prisco, «Trainning Auto Geno» (2011), de Astutillo Smeriglia, «Dell’Ammazzare il Maiale» (2011), de Simone Massi, e «Cusutu’n Coddu (Cucito Addosso)» (2012), de Giovanni la Parola.

Ainda no dia 20, será exibido às 18h30 o filme «Bellas Mariposas» (2012), de Salvatore Mereu. À noite, o público terá a oportunidade de assistir a uma produção conjunta de Itália e Suíça, a longa-metragem «L’Intervallo» (2012), de Leonardo di Costanzo, «um dos mais premiados filmes italianos a nível internacional», acrescentou a autarquia, numa nota de imprensa.

No encerramento deste evento na cidade de Loulé, a 21 de abril, será exibida a obra «Io sono Li» (2012), de Andrea Segre. «Esta produção franco-italiana foi a vencedora do prémio Lux, como reconhecimento dado pelo Parlamento Europeu aos filmes considerados portadores de valores sociais pela integração das comunidades da Europa», segundo a autarquia.

O «8 1/2 Festa do Cinema Italiano» é uma iniciativa da associação Il Sorpasso em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal, e irá passar também por Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Luanda. A extensão de Loulé do festival tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé e do Consulado Honorário da Itália em Faro.

«Criado em 2008, o 8 1/2 é um festival que nasceu e cresceu em Portugal, fruto do trabalho de uma equipa constituída por profissionais portugueses e italianos, e que se encontra profundamente enraizado na cultura e na sociedade portuguesa. Tem como missão a exibição de obras que cumpram elevados critérios de qualidade, sejam elas de autores consagrados ou da nova geração de cineastas, sempre fiel ao objetivo de trazer a Portugal o melhor do cinema Italiano», revelou a Câmara de Loulé.

O evento tem também uma componente competitiva. Sete novos filmes, primeiras ou segundas obras de autores italianos, concorrem ao prémio de melhor filme em competição. Esta secção promove a descoberta dos registos mais proeminentes do novo cinema italiano e de obras que se destacam pela inovação a nível de conteúdo e de linguagem. Ao todo, foram selecionados sete filmes para ir a concurso.

Assim, serão atribuídos o Prémio Rottapharm Madaus, selecionado pelo júri oficial do 8 ½, que é atribuído ao melhor filme em Competição e Prémio do Público, selecionado pelo público da Festa do Cinema Italiano através de votação direta.

Comentários

pub