Eurocidade Ayamonte-Vila Real de Santo António apoia constituição de associação transfronteiriça de empresários

Os autarcas de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha) acordaram, esta segunda-feira, dar seguimento à constituição de uma […]

Os autarcas de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha) acordaram, esta segunda-feira, dar seguimento à constituição de uma associação transfronteiriça de empresários, comum ao território dos dois municípios.

A proposta foi avançada durante a reunião de coordenação mensal da Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António, na semana em que se completam três meses da fundação desta nova estrutura de cooperação internacional.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de VRSA Luís Gomes, «o projeto será agora apresentado à tutela de ambos os países e terá particular incidência nas áreas do turismo, comércio e indústria, permitindo aos empresários a promoção conjunta das suas atividades.

A criação da associação responde a uma pretensão dos empresários portugueses e andaluzes, manifestada durante uma reunião setorial, em fevereiro, tendo o autarca do Ayuntamiento (município) e Ayamonte, Antonio J. Rodríguez Castillo, classificado a medida como «um avanço na cidadania ibérica».

Na reunião desta segunda-feira, foi igualmente avaliado o lançamento do Cartão do Eurocidadão, documento que dará acesso à utilização uniforme dos equipamentos coletivos das duas cidades (espaços desportivos, culturais, entre outros).

Para dar seguimento às políticas de cooperação, os dois municípios estão a planear a organização de um encontro intergeracional, medida que já mereceu o apoio da Conselheira da Presidência e Igualdade da Junta da Andaluzia, Susana Díaz,

Na lista de prioridades, ficou também acordado dar seguimento à criação da sede da Eurocidade e avançar em matérias relacionadas com a mobilidade, educação e saúde.

Comentários

pub