Etapas a contar do Rally de Portugal começam esta sexta-feira

Motores a roncar, grande velocidade, manobras arriscadas e, de preferência, com “nota artística” associada. As etapas classificativas do Vodafone Rally […]

Motores a roncar, grande velocidade, manobras arriscadas e, de preferência, com “nota artística” associada. As etapas classificativas do Vodafone Rally de Portugal estão na estrada a partir de hoje, sexta-feira, dia em que a prova começou no Algarve, passa no Baixo Alentejo e vai a Lisboa. Amanhã, sábado, está de volta ao Sul.

Depois da etapa classificativa de ontem, em que o espanhol Dani Sordo foi o mais rápido, os pilotos que disputam o World Rally Championship (WRC) têm hoje pela frente duas passagens nos troços de e Ourique. No Stagedown de quinta-feira, definiu-se a ordem de opção da posição de partida e foi uma autêntica corrida ao primeiro lugar na Qualifying Stage, para ser o último a partir nas etapas de hoje.

Os pilotos partem em ordem invertida, em relação ao lugar que garantiram ontem na etapa de qualificação. O primeiro piloto WRC a sair foi Dennis Kuipers, num Ford Fiesta, o último na etapa de ontem.

Imediatamente antes de Sordo parte Sébastien Ogier, precedido de Jari-Matti Latvala, 2º e 3º classificado no curto troço de Vale Judeu, respetivamente.

O tempo seco previsto para hoje foi a razão principal para a escolha dos pilotos, que contam apanhar um melhor piso depois da passagens de alguns carros. Quem parte à frente é penalizado porque há muita terra solta nos troços e a aderência dos carros não é a ideal.

«Acho que a estrada vai estar mais limpa e, por isso, os troços vão estar melhores. A previsão do tempo indica que não vai chover e penso que fiz a melhor escolha», afirmou Dani Sordo após a cerimónia em que foram escolhidas as posições de partida.

 

Partida oficial foi dada ontem à noite em Vilamoura

O arranque oficial do WRC Vodafone Rally de Portugal foi dado ontem à noite na Marina de Vilamoura, no concelho de Loulé, numa cerimónia onde os carros WRC em competição estiveram no centro das atenções e com direito a fogo-de-artifício.

«A chegada dos carros de competição acabou por ser o momento mais esperado da noite. À frente surgiu o carro zero, pilotado por Miguel Barbosa, cinco vezes campeão nacional de Todo-o-Terreno. Dani Sordo, que amanhã será o 13º na estrada, foi o primeiro a subir à rampa de partida com o Citroën DS3 WRC para gáudio da multidão», descreveu a organização.

Esta noite, espera-se outro momento “especial”, na verdade, Super Especial, a designação dada a etapa que vai decorrer, mais uma vez, na Praça do Império, em Lisboa, junto ao Mosteiro dos Jerónimos.

Comentários

pub