Universidade mostra o que faz em novo Dia Aberto e todos estão convidados

A Universidade do Algarve vai abrir as portas à comunidade e dar-se a conhecer na quinta-feira, 11 de abril, em […]

A Universidade do Algarve vai abrir as portas à comunidade e dar-se a conhecer na quinta-feira, 11 de abril, em mais um Dia Aberto, cujo programa se estende até às 21 horas, para que seja o mais abrangente possível.

Um evento muito orientado para alunos do Secundário e suas famílias, mas que dá as boas-vindas a quem quiser participar, até porque há ofertas pedagógicas para todas as idades e até para quem não tenha concluído o 12º ano.

A UAlg conta receber «mais de mil estudantes» não universitários, os quais pretende impressionar e, desejavelmente, convencer a escolher um dos cursos da instituição para prosseguir os seus estudos. Uma oferta que se estende à população em geral.

«Este evento integra diversas ações, de carácter informativo, pedagógico, experimental e lúdico, oferecendo um conjunto de propostas que se dirigem a estudantes, docentes e outros agentes educativos, procurando incluir encarregados de educação e outros públicos, designadamente possíveis candidatos ao concurso Maiores de 23 Anos e aos cursos de formação avançada», revelou a UAlg numa nota de imprensa.

No Dia Aberto, a instituição de Ensino Superior algarvia proporciona aos visitantes «uma verdadeira viagem ao mundo da investigação, através dos vários departamentos da UAlg».

As atividades a que os jovens estudantes poderão assistir e em que podem participar serão organizadas tendo em conta as seis áreas de ensino e investigação da UAlg: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente; Economia, Gestão e Turismo: e Engenharias e Tecnologias.

A ideia das ações programadas é «interpelar os alunos, estimulando o seu sentido crítico e a assimilação de novos conceitos ou a estruturação de matérias já abordadas em sala de aula nas várias disciplinas que constituem os currículos do ensino secundário em Portugal».

«Os jovens terão a oportunidade de explorar, por exemplo, teorias à primeira vista complicadas mas facilmente explicáveis com recurso a materiais de uso comum. Ou serão convidados a descobrir a importância de algumas moléculas, façam elas parte de objetos que usamos todos os dias, de medicamentos que tomamos, ou da matéria que compõe os seres vivos», exemplificou a universidade algarvia.

Outros temas em destaque serão «a origem das palavras, a Física do som e da música, a Biologia evolutiva, a visualização e manipulação de embriões adultos de animais utilizados em investigação biomédica e o potencial das algas».

Além destas ações, a Associação Académica vai promover atividades paralelas como Yoga e Zumba, entre outras.

Comentários

pub