Desporto, cultura, tradição e gastronomia voltam a invadir Alte

Desporto, exposições de artes plásticas, promoção da gastronomia e artesanato local, divulgação de vários tipos de música, teatro, palestras, oficinas […]

Desporto, exposições de artes plásticas, promoção da gastronomia e artesanato local, divulgação de vários tipos de música, teatro, palestras, oficinas de gastronomia e folclore são algumas das atrações que a Semana Cultural de Alte, no concelho de Loulé, oferece entre os dias 24 de abril e 1 de maio.

«Este evento é uma das principais iniciativas promocionais da freguesia e um cartaz turístico da própria região, que atrai a Alte milhares de visitantes, em busca do património natural e construído, bem como dos produtos locais, com a gastronomia, doçaria regional, artesanato local, daquela que já foi consideradas uma das “aldeias mais portuguesas de Portugal”», ilustrou a Câmara de Loulé.

Um dos destaques do programa da 19ª edição do evento será a Maratona de BTT de Alte, «considerada o segunda maior a nível nacional, que conta com a presença de cerca de 2 mil participantes», que sai para a estrada no domingo. Outra iniciativa marcante da Semana Cultural de Alte é o Festival de Folclore de Alte, que terá lugar a 1 de Maio.

«Neste dia são muitos os visitantes que aproveitam para fazer os tradicionais petiscos, em convívio, nos refrescantes espaços da Fonte Grande e Fonte Pequena, e acompanhar uma das principais mostras de folclore da região», descreveu a autarquia, numa nota de imprensa.

No dia 25 de abril, o Grupo Folclórico de Alte, que este ano assinala 75 anos de existência, vai lançar um DVD, às 15 horas, no Salão da Casa do Povo. A 30 de abril, às 18h30, Jack Soifer vai conduzir a palestra/debate «Agroindústria artesanal».

Está ainda previsto lançamento do livro «Água dá, Água tira», de Sónia Tomé e a Batida Fotográfica sobre o tema «75 Anos de Folclore em Alte», na manhã do dia 1 de maio.

«É de salientar também a qualidade da animação durante toda a semana, desde vários espetáculos de teatro, exposições, artistas plásticos a trabalhar ao vivo nas ruas da aldeia. Há também uma noite dedicada ao Fado, uma noite de Revista à Portuguesa, com a peça “FMI e os 40 e tal Mamões”, do Grupo Boa Esperança de Portimão», acrescentou.

Comentários

pub