CRIA tem novos projetos MED e oferece vouchers a quem inovar no setor energético

Apoiar o empreendedorismo e a inovação nas áreas da energia e do ambiente e até incentivar financeiramente iniciativas de cooperação […]

Apoiar o empreendedorismo e a inovação nas áreas da energia e do ambiente e até incentivar financeiramente iniciativas de cooperação empresarial e científica que visem desenvolver estes setores, são alguns dos objetivos dos novos projetos europeus dos quais o CRIA- Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve é parceiro.

As iniciativas foram apresentadas ontem, quinta-feira, a empresários e investigadores numa sessão que decorreu nas instalações do CRIA, no Campus das Gambelas da Universidade do Algarve. Os projetos em causa, financiados no âmbito do Programa MED, são o «Ecofunding», o «Energeia», o «SmartinMed» e o «Wider».

A reunião dirigida pelo técnico da divisão João-Mil Homens teve o objetivo de dar a conhecer os projetos, mas também de acolher sugestões para a estruturação das atividades que serão desenvolvidas no seu âmbito.

«Estivemos a apresentar quatro novos projetos recentemente aprovados, dos quais o CRIA, através da UAlg, faz parte. São todos financiados pela União Europeia e visam estimular o setor da energia na região do Algarve», descreveu João Mil-Homens.

Tratando-se de quatro programas distintos, a sua área de ação «é bastante abrangente», não se resumindo às energias renováveis. «Alguns, estão muito vocacionados para a eficiência energética e podem aplicar-se, por exemplo, à Ecoconstrução. Outros, são mais abrangentes, dão apoios a empreendedores que estejam interessados em criar novos negócios relacionados com o setor da energia, em geral», disse.

A componente do empreendedorismo e da inovação, como é hábito no MED, um Programa da União Europeia alimentado por fundos do FEDER destinados aos países da bacia do mediterrâneo, é um dos elementos chave.

«Os apoios que vão ser dados serão muito ligados à inovação, tendo por base novas ideias de negócio que surjam quer aqui na universidade, quer entre os empresários da região. A ideia é disponibilizar um conjunto de mecanismos que possam alavancar esses negócios», explicou João Mil-Homens.

Facilitadores, mas também investidores

As entidades gestoras deste tipo de projeto europeu assumem, por norma, o papel de facilitadores, focando-se mais em criar instrumentos e bases para que as atividades económicas floresçam, mas desta vez vão mesmo assumir o papel de financiadores.  

«Um dos projetos, relacionado com a Ecoconstrução, vai disponibilizar vouchers de cinco mil euros, para o que nós chamamos consórcios de inovadores, criados entre empreendedores e investigadores, que estejam interessados em desenvolver produtos, bens ou serviços inovadores relacionados com eficiência energética na construção», revelou.

Os projetos, que no seu conjunto têm um orçamento que «rondará os 500 mil euros», também contemplam apoio logístico ao empreendedorismo, «como ajuda na criação de planos de negócio e desenvolvimento de ideias», disse João Mil-Homens.

«Vamos ajudar as ideias que nos parecerem mais promissoras no contacto com investidores e com outros parceiros da cadeia de valor. Ou seja, vamos encontrar quer os parceiros, quer os investidores que precisam para alavancar os seus negócios», referiu.

Outra vantagem que é inerente aos que se juntam a projetos MED é a componente internacional dos mesmos, embora nenhum dos projetos ontem apresentado seja especificamente focado na Internacionalização.

«Neste quatro projetos temos 25 parceiros de outras tantas regiões da bacia do Mediterrâneo, de Malta, Chipre, Eslovénia, Grécia, Itália, Espanha, Sérvia e Croácia. Obviamente que as nossas empresas terão oportunidade de interagir com as de outras regiões»,disse.

João Mil-Homens anunciou que serão organizados encontros internacionais no âmbito destes projetos, nos quais os algarvios marcarão presença. «Vamos realizar roadshows regionais para as empresas e ideias que apoiarmos. Além disso, iremos levar os nossos empresários e investigadores a participar em eventos internacionais», revelou.

Os projetos estão numa fase preliminar, a altura ideal para que empresários, investigadores ou quem tenha ideias inovadoras, relacionadas com o setor energético, entre em contacto com o CRIA. «Estamos muito interessados em identificar parceiros na região que possam colaborar nestes projetos e dele beneficiar. Quem estiver interessado deve contactar-nos para o nosso email [email protected]», concluiu João Mil-Homens.

Comentários

pub