Comissão de Defesa da Floresta aprova Plano Operacional Municipal do Concelho de Loulé

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Loulé reuniu-se no passado dia 12 de abril, para aprovação […]

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Loulé reuniu-se no passado dia 12 de abril, para aprovação do Plano Operacional Municipal (POM) do Concelho de Loulé para 2013, apresentado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, através do Gabinete Técnico Florestal do Município.

O POM integra o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, na sua vertente operacional, em particular nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. Inclui o levantamento dos meios e recursos, dispositivo operacional e cartografia de apoio à decisão.

Neste mesmo dia, foi também realizada uma reunião com os presidentes de junta do Município onde foram debatidas as temáticas relacionadas com a Defesa da Floresta Contra Incêndios, os quais também assistiram a duas apresentações: uma sobre o programa de informação pública realizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé nas freguesias de Querença, Benafim, Tôr, Ameixial, Salir e Alte, durante os meses de março e abril, e outra sobre o programa de autoproteção “Casas sem Fogo” que está a ser promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O Município da Loulé alerta os munícipes para a obrigatoriedade de procederem à limpeza da vegetação no terreno envolvente às suas habitações e para o respeito pelas medidas de segurança na realização de queimas de sobrantes agroflorestais, tendo em atenção a aproximação da época crítica de incêndios florestais.

«Preservar a nossa floresta e defendê-la dos incêndios florestais é um desígnio da responsabilidade de todos», acrescenta a Câmara louletana.

Para mais esclarecimentos, os interessados poderão consultar o Portal do Munícipe ou deslocar-se ao Serviço Municipal de Proteção Civil do Município. 

Comentários

pub