Cineclube de Faro aposta em colaborações para festejar os seus 57 anos

O Cineclube de Faro comemora 57 anos de existência e de atividade ininterrupta neste mês de abril e vai celebrar […]

O Cineclube de Faro comemora 57 anos de existência e de atividade ininterrupta neste mês de abril e vai celebrar a ocasião, como se impõe, com muito cinema. O documentário português vai estar em foco nas sessões do IPDJ, às terças e vai nascer a iniciativa «Filme Francês do Mês», que surge da colaboração com a Alliance Française e com a Biblioteca Municipal de Faro.

A celebração do Aniversário da primeira sessão do CCF, a 6 de Abril de 1956 decorre este sábado dia 6 com uma pequena festa no espaço da associação ArQuente, na galeria Arco.

Às 21h30 haverá Cine-Quizz, um jogo de teste sobre a cultura cinematográfica, onde se podem inscrever equipas até cinco elementos. Depois do Quizz, a festa continua com o cinema como ponto central.

Em mês de aniversário, a associação farense apostou forte nas colaborações e irá juntar-se nos dias 12 e 13 de abril ao Grupo Zero e ao Teatro da Cornucópia, que entre os anos de 1975 e 1983, duas estruturas partilhavam as mesmas instalações no Teatro do Bairro Alto (Lisboa).

«Durante este período de grande atividade, e com apoio da RTP, foram transpostos para a tela, três textos dramáticos escritos por F.X.Kroetz, e vários textos curtos escritos por Karl Valentin. A transposição destes textos resultou num tríptico realizado por Solveig Nordlund (Viagem para a Felicidade/78; Música para Si/78; Novas Perspectivas/83)», filmes que serão exibidos no dia 12 no IPDJ de Faro, a partir das 18h30.

Da cooperação entre as duas companhias de teatro surgiu ainda «uma série de 5 episódios assinados em conjunto com Jorge Silva Melo no filme de 1979 a partir de textos do alemão Karl Valentin – E Não Se Pode Exterminá-lo?», revelou o Cineclube de Faro. «E Não se Pode Exterminá-lo?» vai ser exibido a 13 de abril, n’«Os Artistas», às 22 horas.

Noutra colaboração, a com a Alliance Française e a Biblioteca Municipal de Faro, será exibido o filme «Tout ce qui Brille», de Géraldine Nakache e Hervé Mimran, a exibir dia 19 de abril, no auditório da biblioteca. A iniciativa «Filme Francês do Mês», dedicada à promoção e divulgação do cinema gaulês, terá uma sessão mensal.

«Na Universidade do Algarve teremos também uma colaboração com os alunos de Artes Visuais», acrescentou a associação.

O Cineclube convida ainda os sócios e amigos a estar presentes no jantar de comemoração do aniversário, que irá decorrer no dia 13 de abril. As inscrições podem ser feitas através do email [email protected].

Comentários

pub