Cinco municípios portugueses juntaram-se para criar Associação Cittaslow Portugal

Comungam dos mesmos objetivos de vida e todos têm a mesma opinião: o Turismo é um dos vetores essenciais para […]

Comungam dos mesmos objetivos de vida e todos têm a mesma opinião: o Turismo é um dos vetores essenciais para o desenvolvimento da economia local. Por isso, cinco municípios do Norte e Algarve vão começar a trabalhar em rede para que, juntos, possam combater assimetrias, potenciando os seus recursos naturais, patrimoniais, históricos, gastronómicos entre outros e assim, captar novos investidores e novos visitantes. O objetivo é alargar a rede a muitos mais municípios portugueses.

São Brás de Alportel, Tavira, Silves e Lagos – todos municípios do Algarve – e Vizela – no Norte do País – são os primeiros concelhos portugueses a ostentarem o título de CITTASLOW. O conceito nasceu em Itália e premeia municípios que apostam na qualidade de vida, preservando saberes e sabores tradicionais.

Os quatro municípios do Algarve foram os primeiros a verem as suas candidaturas aprovadas pela Associação Internacional das Cittaslow. Depois, em 2011, seguiu-se Vizela.

No ano passado, foi a vez de Viana do Castelo apresentar uma candidatura a Itália com vista à sua aprovação, o que poderá acontecer este ano, aquando da Assembleia Internacional das Cittaslow, a decorrer em junho na Turquia.

Todos juntos, os cinco Concelhos – que já ostentam o símbolo do Caracol – juntaram-se em Assembleia Geral, da recém-criada Associação Cittaslow Portugal, no passado mês de fevereiro, em São Brás de Alportel e delinearam os primeiros passos a dar enquanto associação portuguesa.

“O objetivo é podermos trabalhar em rede, potenciando o que cada um de nós tem, intrinsecamente, de melhor! Todos temos a mesma classificação internacional e isso dá-nos bases para trabalharmos cá dentro e lá fora” referiu António Eusébio, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel – um dos primeiros municípios portugueses classificados – e presidente da Associação Cittaslow Portugal.

“É preciso combatermos a crise e captarmos novos investidores para os nossos municípios. Aquando da criação desta associação, percebemos que todos temos o mesmo potencial, bem como a mesma filosofia de progresso: o TURISMO. Por isso, estamos a trabalhar nessa direção e, com esta associação, já não é um município a lutar, mas sim um conjunto deles a trabalhar em prol de um todo que é o nosso País”.

Em breve, a Cittaslow internacional está a trabalhar com a União Europeia um conjunto de propostas com vista a que sejam criados apoios financeiros para projetos que sejam candidatos pelas cerca de 150 cidades que já integram a rede mundial Cittaslow.

Comentários

pub