Celebrações do 25 de Abril com atividades para vários gostos em Olhão

Olhão vai celebrar o 39º aniversário da Revolução dos Cravos com animação, mas também com solenidade. O programa das comemorações […]

Olhão vai celebrar o 39º aniversário da Revolução dos Cravos com animação, mas também com solenidade. O programa das comemorações oficiais do 25 de Abril em Olhão inclui manifestações culturais, as habituais cerimónias solenes, desporto e até corridas de pombos.

As comemorações começam a 24 de abril, com concertos dos «Adiafa» no Auditório de Olhão e de Domingos Caetano na freguesia da Fuzeta, de onde o vocalista dos «Íris» é natural. Ambos os espetáculos têm início marcado para as 21h30.

No dia 25, haverá atividades em diferentes freguesias do concelho, com as cerimónias oficiais a concentrar-se na cidade e nos Paços do Concelho. «A Alvorada será dada às 8 horas, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica 1.º de Dezembro e do Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão, às 9 horas. Às 9h30 decorre a cerimónia do Hastear das Bandeiras Nacional e Municipal frente aos Paços do Concelho, com a presença de entidades oficiais», anunciou a Câmara de Olhão.

No campo desportivo, a Junta de Freguesia de Olhão, em parceria com o Clube Desportivo Marítimo Olhanense, apoia o Torneio 25 de Abril, no Estádio Municipal.

Na Fuzeta, o Grupo Columbófilo Fusetense irá promover diversas atividades no dia da Revolução dos Cravos. A abrir o programa, logo às 8 horas, realizar-se-á o contra-relógio individual de pombos-correio de Almodôvar-Fuzeta, seguido de um passeio pedestre pela Zona Ribeirinha desta localidade, que se inicia às 9 horas.

Às 09h15 há torneio de petanca junto ao polidesportivo da Fuzeta e às 10 horas começa o torneio de futebol de cinco entre o Grupo Columbófilo do Guadiana, a Sociedade Columbófila Hortense, a Sociedade Columbófila Olhanense, a Sociedade Columbófila Moncarapachense e o Grupo Columbófilo Fusetense.

O polidesportivo desta freguesia litoral do concelho de Olhão irá ainda receber, a partir das 15 horas, um Decatlo de Jogos Tradicionais, organizado pela Associação Foz do Êta. A mesma entidade vai colocar as crianças da Fuzeta a cantar música alusiva ao 25 de abril e a distribuir cravos junto à Ludoteca da Junta de Freguesia. Às 17 horas, será a vez dos jovens da Associação Cultural Fusetense assinalarem a data, na Praça da República.

Em Pechão, as comemorações do 25 de Abril começam esta segunda-feira, com a  inuaguração da exposição documental «Portugal 1973/2013», na junta de freguesia local.

Na próxima sexta-feira, dia 19 de abril, às 21h15, a sede do Clube Oriental de Pechão acolhe o espetáculo «Música de Zeca Afonso», pelo grupo «LU.TA».

A 24 de abril, às 21h30, o mesmo Clube Oriental de Pechão acolhe um Serão Cultural de Música Popular Portuguesa, com atuações do projeto «Cláudio e Max», Rosinda Vargues e Susana Mendonça. Será também apresentada a segunda edição do Concurso Literário Francisco Guerreiro.

No dia 25, nesta freguesia, «haverá muita animação desportiva e cultural, a partir das 10h20, com futebol de rua, matraquilhos, jogos tradicionais, karaté, fitness, hip hop, oficinas de expressão plástica, exposição de trabalhos dos alunos da EB1 e dos jardins de infância de Pechão e o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Olhão», segundo a autarquia olhanense.

Às 12 horas, será altura da «homenagem aos antifascistas de Pechão» e a tarde será passada a fazer desporto, com a  final do Torneio de Matraquilhos – Grupo Motard de Pechão, às 17 horas, Futebol Feminino – equipas populares, às 18 horas e Futsal Juvenil – Clube Oriental de Pechão às 19 horas.

«A 26 de abril, a Junta de Freguesia promove ainda a interpretação da canção de “Grândola Vila Morena” nas escolas de Pechão, com Susana Mendonça e Osvaldo Granja», concluiu a Câmara de Olhão.

Comentários

pub