Regata “Praias de Lagoa Downwind” decorreu em águas algarvias

A 2ª prova do Campeonato Nacional de Mar decorreu no sábado, dia 20, em águas algarvias, com a regata “Praias […]

A 2ª prova do Campeonato Nacional de Mar decorreu no sábado, dia 20, em águas algarvias, com a regata “Praias de Lagoa Downwind”, num percurso a favor do vento (downwind) com início da praia da Senhora da Rocha e chegada na Praia Grande de Ferragudo, totalizando 15 quilómetros.

Na canoagem de mar, os percursos são em mar aberto e a favor do vento (downwind) para testar a habilidade dos atletas para usar as condições do mar e do vento a seu favor.

São utilizadas embarcações surfski com mais de 6 metros de comprimento, especialmente desenhadas para poder surfar as ondas criadas pelo vento, atingindo velocidades acima dos 20 km/h.

Entre os atletas do Kayak Clube Castores do Arade, que é o clube anfitrião, destaque para a vitória na categoria SS2 sénior surfski duplo para a dupla Frederico Libório e Miguel Ferreira, e para o 2º lugar em SS2 júnior de Pedro Rodrigues e Pedro Correia.

Em SS1 (singular), o atleta júnior Ângelo Luz foi 2º classificado. Nas seniores femininas, Ana Bebiano foi 3ª classificada, seguida de Christina Pedroso (4ª) e Stefanie Wacek (5ª).

Na categoria SS1 sénior masculino, o atleta Nuno Silva terminou em 6º lugar da geral.

Estes resultados permitiram ao KCCA alcançar o 2º lugar entre 18 clubes que participaram na prova – 13 nacionais e cinco clubes de Espanha.

A prova foi organizada pela Câmara Municipal de Lagoa e pelo Kayak Clube Castores do Arade, com o apoio da Capitania do Porto de Portimão/Polícia Marítima e do Instituto de Socorros a Náufragos (estação de Ferragudo), bem como dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, que, «com a sua assistência, permitiram a organização de um evento da modalidade mais radical da canoagem em condições de segurança para todos os envolvidos».

A canoagem de mar, onde são utilizados surfskis, é uma modalidade em franca expansão em Portugal e na Europa.

Depois de bater recordes de participação no hemisfério sul, com a realização de regatas na Austrália, África do Sul e Hawaii, com cerca de 500 participantes, o surfski entrou em força na Europa, ganhando cada vez mais adeptos. A nível internacional a canoagem de mar é conhecida por Ocean Racing.

Este ano realiza-se a 1ª edição do Campeonato do Mundo de Ocean Racing sob tutela da Federação Internacional de Canoagem (ICF), nos dias 12 a 14 de julho, num percurso de Esposende – praia de Ofir – até Vila do Conde – praia da Azurara.

A prova realiza-se numa janela de três dias, para conseguir garantir as melhores condições de vento para os atletas.

Veja o site do evento em: http://www.oceanracingportugal2013.com/

 

 

Comentários

pub