Câmara de Lagoa homenageia Mestre Fernando Rodrigues dando o seu nome à Escola de Artes

O mestre ceramista e oleiro Fernando Rodrigues vai ser homenageado pela Câmara de Lagoa, que dará o seu nome à […]

O mestre ceramista e oleiro Fernando Rodrigues vai ser homenageado pela Câmara de Lagoa, que dará o seu nome à Escola de Artes da cidade, por ele fundada nos anos 80.

A cerimónia, que está marcada para o próximo dia 20 de abril (sábado), às 17 horas, contará com a presença do presidente da Câmara José Inácio Marques Eduardo, e do próprio Mestre Rodrigues, bem como de muitos dos seus alunos, atuais e antigos.

O mestre Fernando dos Santos Rodrigues é desde há trinta anos o responsável técnico e pedagógico da Escola de Artes de Lagoa, antiga Escola Municipal de Artesanato, que resultou do aproveitamento e transformação do velho matadouro municipal, em 1983, por proposta sua.

Fernando Rodrigues, atualmente com 79 anos de idade (nasceu em Lagoa, a 25.9.1933), foi militar de carreira durante 36 anos, passando à reserva com o posto de sargento-chefe, para se dedicar à olaria tradicional, não só para continuar uma atividade que sempre o fascinou, mas, sobretudo, para honrar e continuar o legado de seu pai, o Mestre Gregório, que foi um dos mais conceituados ceramistas da região de Lagoa e com quem se iniciou aos 10 anos de idade.

Fernando Rodrigues colaborou com o pintor Lima de Freitas, durante mais de cinco anos, na Olaria de Porches. Deu formação profissional e foi professor na área de tecnologia de olaria, na Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa.

Tem exposto os seus trabalhos em mercados e feiras por todo o país e mesmo em Espanha – nomeadamente na FATACIL – e a sua arte está espalhada por muitas coleções de todo o mundo.

O Mestre Fernando Rodrigues com um aluno, na Escola de Artes de Lagoa

São célebres e muito bem recebidas as suas enfusas (bilhas) as plenganas (tachos largos), as caboucas ou parras (peças executadas para guardar carne de porco em salmoura), assim como os alguidares, os jarros e as queijeiras, algumas das muitas peças que as mãos do artesão modelam com paixão, sabedoria, criatividade e muita arte.

Os pratos decorativos, pintados à mão com cenas algarvias, aves e peixes, são, contudo, as peças de olaria que o Mestre Rodrigues mais gosta de fazer e, muito provavelmente, as peças que mais se encontram espalhadas em todos os pontos do mundo, levadas não só por emigrantes, mas, sobretudo por turistas, quer para uso corrente, quer como objetos decorativos.

Com cerca de 70 anos de atividade – porque nunca deixou de ser ceramista/oleiro – a Câmara deliberou homenageá-lo, atribuindo o seu nome à Escola de Artes de Lagoa, que passa a chamar-se “Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues”, onde desde já fica patente uma exposição da sua vasta obra de ceramista/oleiro/artesão.

A Câmara de Lagoa pretende, com esse ato, «reconhecer que o ceramista e oleiro Fernando Rodrigues é uma pessoa que, pela sua dedicação e perseverança profissional, impediu a extinção de uma atividade secular com grande tradição no Concelho de Lagoa, marca que se acha registada em milhares peças de olaria saídas das suas mãos».

Peças moldadas na sua roda de oleiro e pintadas à mão pelo Mestre Rodrigues

Em janeiro de 2011, aquando do aniversário da criação do concelho, na primeira edição da cerimónia «Vida e Obra por Lagoa», o Mestre Fernando Rodrigues já tinha sido homenageado pela Junta de Freguesia de Lagoa.

O Mestre Rodrigues convida todos os seus alunos, atuais e antigos, a participar nesta festa, já que, como disse ao Sul Informação, «a Escola também é deles!».

Comentários

pub