Brasileiro Márcio Faraco dá concerto na Casa do Povo de Santo Estêvão

Márcio Faraco, nome destacado da world music, MPB e Bossa Nova, apresenta o seu mais recente disco “O Tempo” em […]

Márcio Faraco, nome destacado da world music, MPB e Bossa Nova, apresenta o seu mais recente disco “O Tempo” em concerto na Casa do Povo de Santo Estêvão (Tavira), no dia 12 de abril, às 22h30.

Acompanhando a vinda de músicos brasileiros ao nosso pais, no âmbito do ano do Brasil em Portugal, e depois do concerto de Tulipa Ruiz, a Casa do Povo de Santo Estêvão apresenta agora uma das mais prestigiadas vozes e compositor brasileiro, Márcio Faraco.

Márcio Faraco é um verdadeiro embaixador da Música Popular Brasileira (MPB) e volta a Lisboa para apresentar “O Tempo”, sexto disco de originais deste brasileiro radicado em Paris.

Quem conhece o incontornável “Famous Blue Raincoat”, sabe que todos os países têm que ter o seu Leonard Cohen, e no Brasil ele chama-se Faraco.

A ternura, o respeito pelos outros e um sentimento de reserva são as marcas de Faraco, mas sempre com traços das suas influências mais marcantes como é o caso de João Gilberto, António Carlos Jobim e Vinícios de Moraes. Desta vez, Márcio gravou apenas violão e voz e contou também com as percussões de Júlio Gonçalves, sendo o resultado um disco suave e intimista, onde os temas foram compostos em parceria com vários letristas.

“O Tempo” evoca o som primitivo de uma certa música portuguesa – a saudade expressa pelo Fado, misturada com sonoridades vindas de África e de Cuba. Os temas são sempre autobiográficos e conduzem-nos numa viagem através do tempo e das memórias de Márcio Faraco.

Márcio Faraco é um artista a tempo inteiro, com colaborações de peso desde o início da sua carreira,  como com Chico Buarque (Ciranda), com Milton Nascimento (Um Rio) e mais recentemente como compositor de três temas de sucesso do cantor António Zambujo, “ Guia” que dá nome ao quarto álbum de Zambujo, e “Fortuna” e “Nau-Frágil”, no CD “Quinto”, último disco do cantor alentejano.

Apresentações em Portugal

Casa do Povo de Santo Estevão/Tavira | 12 Abril | a partir das 22h30 | apresentação em dueto
Maus Hábitos/Porto | 13 Abril | 22h00 | apresentação em dueto
Espaço Brasil – Lx Factory/Alcântara | 14 Abril | 18h00 | Marcio Faraco em Quinteto

 

Ficha artística
Márcio Faraco: voz e violão
Hatyla: cavaquinho
Hervé Morrisot: guitarra
Júlio Gonçalves: percussão
Inor Sotolongo: percussão

 

 

Comentários

pub