«Património Histórico de Portimão – Valorizar uma Herança» em debate da Teia d’Impulsos

António Rosa Mendes (Centro de Estudos de Património e História do Algarve, Universidade do Algarve), José Gameiro (Museu Municipal de […]

António Rosa Mendes (Centro de Estudos de Património e História do Algarve, Universidade do Algarve), José Gameiro (Museu Municipal de Portimão), José Ruivinho Brazão (APEOralidade – Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade), Maria da Graça Ventura (Instituto de Cultura Ibero-Atlântica) e Nuno Campos Inácio (editor e investigador) são os oradores convidados para o debate «Património Histórico de Portimão – Valorizar uma Herança» marcado para esta quarta-feira, dia 17, às 21h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Trata-se de mais um debate do ciclo Teia d’Ideias, como sempre numa iniciativa da Teia d’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro.

A Teia d’Impulsos será representada por Carla Vieira e o painel será moderado por Nuno Silva.

«Porque é tão premente valorizar os testemunhos, os espaços e as memórias da cidade doutros tempos? Como é que estes podem ajudar a construir uma urbe mais equilibrada e mais próspera? Pode o Património ser um fator de riqueza? Quais os vínculos possíveis com o Turismo? Poderá constituir uma alternativa à oferta turística tradicional da região algarvia?» Estas e outras questões estarão em cima da mesa num debate que se quer interativo e plural.

«Desde o Património industrial até à tradição oral, passando pela preservação dos espaços que guardam as memórias da cidade, o âmbito da temática é mais abrangente do que se poderá julgar numa primeira avaliação. Abrangente e com interesse para todos», garante a Teia d’Impulsos, que lança o convite a todos os cidadãos para a participação nesta tertúlia, quer na assistência, quer na partilha de ideias e sugestões.

O encontro será registado em formato áudio, para ser depois transmitido, em diferido, pela Rádio Costa D’Oiro no programa “Impulso”, nas edições de 18 e 25 de abril.

Para este debate, a organização conta com o apoio da Pastelaria Arade e da Delta na realização do coffee-break. No intervalo da tertúlia, existirá ainda a oportunidade de conhecer e adquirir o livro «Teia d’Ideias: Espaço de Cidadania», que agrega as principais conclusões da primeira série deste ciclo de debates.

Para o dia 15 de maio, está já agendado o 8º episódio da 2ª série da Teia d’Ideias, subordinado ao tema “Turismo de Saúde”.

Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia d’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub