«Não faltarão investidores interessados» caso o Farense suba à II Liga

O Farense está bem próximo de conseguir regressar aos campeonatos profissionais e a direção do clube está convicta de que […]

O Farense está bem próximo de conseguir regressar aos campeonatos profissionais e a direção do clube está convicta de que montou uma estrutura financeira que lhe permitirá que a subida de divisão aconteça sem sobressaltos.

O passivo do clube rondará, neste momento, «os dois milhões de euros», mas, com a subida à II Liga e obrigatória criação de uma nova SAD, a segunda na história do Farense, «com certeza não faltarão investidores interessados».

António Barão é o presidente Farense há quatro anos e pegou no clube numa altura em que a extinção do emblema de Faro, devido à difícil situação financeira, era uma possibilidade muito forte.

Mas, passados estes anos e depois de uma avaliação profissional às contas do Farense, um passivo que anteriores direções colocaram acima dos 10 milhões de euros está agora bem menor.

O presidente do emblemático clube de Faro é o convidado desta semana do programa radiofónico «Impressões», dinamizado em conjunto pelo Sul Informação e pela Rádio Universitária do Algarve.

A entrevista foi originalmente para o ar ontem e pode ser ouvida na íntegra  no sábado às 12 horas em 102.7 FM ou no site da RUA FM.

Na conversa, o dirigente do Farense falou dos 103 anos celebrados há pouco e do percurso do clube. Em foco, estiveram os anos menos bons, mas também o futuro, uma vez que «o pior já passou».

Hoje, o Farense é gerido «com cuidado» e de forma a não dar passos maiores do que as pernas. Os ordenados estão em dia e «o ativo é bem maior do que o passivo», o que significa, segundo António Barão, que o clube que dirige «é dos que goza de maior saúde financeira em Portugal. «O nosso passivo ronda os 2 milhões de euros e os nossos ativos devem andar próximo dos 12 milhões», revelou.

Depois de um período de grandes dificuldades financeiras e, consequentemente, desportivas, que obrigaram a equipa de futebol principal a recomeçar do zero e a ingressar nos distritais, a equipa subiu três vezes de divisão, em quatro anos, já sob a batuta de António Barão.

Quando faltam duas jornadas para o fim do campeonato Nacional da II Divisão, onde o Farense é segundo na Zona Sul com menos um ponto que o líder Mafra, é legítimo sonhar com a promoção. Ambas as equipas têm feito um excelente campeonato, mas só o primeiro irá para a II Liga.

António Barão mostra-se convicto de que o Farense vai subir e que o Mafra vai escorregar em Fátima, já no próximo fim-de-semana.

Ao Farense, pede-se que ganhe os dois jogos que faltam, o último dos quais a 28 de abril, no Estádio de São Luís, contra o Leiria.

Comentários

pub