Vila do Bispo e Reguengos de Monsaraz também aderem à Hora do Planeta

Os municípios de Vila do Bispo (Algarve) e Reguengos de Monsaraz (Alentejo) anunciaram hoje que também vão aderir à “Hora […]

Os municípios de Vila do Bispo (Algarve) e Reguengos de Monsaraz (Alentejo) anunciaram hoje que também vão aderir à “Hora do Planeta”, que se assinala no sábado, dia 23, a nível mundial, para alertar para a necessidade de mudança de atitude perante as alterações climáticas, anunciou hoje a autarquia.

No caso de Reguengos de Monsaraz, a intenção é contribuir com uma ação positiva em defesa do planeta e valorizar o conceito de astroturismo e a reserva Dark Sky Alqueva.

Assim, no sábado, entre as 20h30 e as 21h30, vai ser desligada a iluminação do edifício dos Paços do Município e do Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

No concelho de Vila do Bispo, serão desligadas as luzes dos Paços do Concelho, Centro Cultural, Armazém Municipal, Arquivo Municipal e o Centro de Interpretação.

A Câmara Municipal apela também à população em geral para que adira a este ato simbólico, desligando em suas casas, se possível, as luzes, a televisão, o computador, o despertador, ou qualquer outro eletrodoméstico.

A Hora do Planeta é um evento global da rede World Wildlife Fund (WWF) que convida pessoas, empresas, governos e comunidades a desligarem as luzes das suas casas, edifícios e monumentos durante uma hora contra o aquecimento global e para se atingir um modo de vida mais sustentável. O apagão mundial dura 60 minutos, entre as 20h30 e as 21h30.

Criada em 2007 em Sidney, a iniciativa é assinalada em todas as grandes metrópoles de todos os continentes, tendo registado uma adesão em 2012, de 152 países e territórios.

Em Portugal, 97 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como foi o caso do Mosteiro dos Jerónimos.

Comentários

pub