Depois de Lisboa e Porto, brasileira Tulipa Ruiz dá concerto em Santo Estêvão

Lisboa, Porto…e Santo Estêvão, aldeia do interior do concelho de Tavira. É este o itinerário da curta tournée que a […]

Lisboa, Porto…e Santo Estêvão, aldeia do interior do concelho de Tavira. É este o itinerário da curta tournée que a cantora e compositora brasileira Tulipa Ruiz está a fazer por Portugal e que culmina no próximo dia 28 de março, quinta feira, véspera de feriado, a partir das 22h30, com um concerto na Casa do Povo de Santo Estêvão.

A artista está em Portugal no âmbito das comemorações do Ano Luso Brasileiro organizado pela Fundação Luso-Brasileira (comemorações que começaram a 7 de Setembro de 2012, Dia da Independência do Brasil, e terminam a 10 de Junho de 2013, Dia de Portugal).

José Barradas, presidente da Casa do Povo de Santo Estêvão, revelou ao Sul Informação que o concerto de Tulipa, que se faz acompanhar pelo seu irmão Gustavo Ruiz, se tornou possível «porque o espaço já começa a ser bem conhecido nos meios musicais». «Foi o Jorge Benvindo, dos Virgem Suta, que recomendou a Casa do Povo para receber este concerto» daquela que será, «daqui a cinco ou dez anos, uma das vozes maiores da Música Popular Brasileira», garante José Barradas.

No espetáculo na sala algarvia, Tulipa irá interpretar temas do seu álbum de estreia, «Efêmera», lançado em 2010, que esteve colocado entre os melhores discos da década pelo jornal Folha de S. Paulo, e foi mesmo eleito o melhor do ano pela revista Rolling Stone. Mas irá sobretudo apresentar o seu mais recente trabalho, «Tudo Tanto», lançado em 2012. Desta vez, Tulipa Ruiz foi foi selecionada pelo jornal britânico The Guardian entre as melhores composições dentro de uma seleção que incluiu 34 músicos.

«Tulipa é uma jovem cantora e compositora que tem todos os ingredientes para ser a próxima grande celebridade brasileira, graças a suas canções e sua poderosa presença de palco», escreveu o The Guardian.

Tulipa Ruiz, em cuja legião de fãs se inclui David Byrne, esteve na sexta-feira, dia 22, no Palácio de Belém numa celebração do Dia Mundial da Poesia, num evento organizado pela primeira dama portuguesa Maria Cavaco Silva. «O encontro “celebrava a palavra” com a participação de poetas, fadistas e músicos lusitanos. Nunca estive tão próxima da língua portuguesa. Foi gostoso ouvir e falar. Celebrar acentos, sotaques, semelhanças e diferenças. Além mar e além mim, um universo», comentou a artista brasileira na sua página de Facebook.

Mas então como é que a Casa do Povo de Santo Estêvão, que é uma associação local, consegue trazer ao seu palco uma artista deste gabarito? «Nós temos estado a promover concertos com alguns dos grandes nomes portugueses e da lusofonia, e já começamos a ser conhecidos por este trabalho e pela qualidade do que aqui fazemos», responde José Barradas.

De facto, em 2012 e 2013, a Casa do Povo recebeu B.Fachada, JP Simões, Kalú, Sebastião Antunes, Marenostrum, o caboverdiano Tcheka, e este ano ainda vai receber o mestre da guitarra portuguesa Custódio Castelo (7 de abril), e o brasileiro Márcio Faraco, que compôs, por exemplo, alguns dos temas do mais recente disco de António Zambujo.

Ou seja, a Casa do Povo de Santo Estêvão (CPSE) vai apresentando uma programação de alta qualidade que atrai outros artistas de qualidade. «Há toda uma rede que ajuda estas coisas a acontecer. Isto é uma associação cultural, com estatuto de utilidade pública, e consideramos que esta programação faz parte da nossa missão. Nós temos aqui uma boa equipa, muito profissional apesar de trabalharmos todos por carolice. O objetivo principal não é o lucro, mas é óbvio que nos preocupamos com a sustentabilidade do projeto. Mas basta-nos que estes concertos vão pagando as despesas, o que tem acontecido».

E como fazem para trazer ao interior do concelho de Tavira estes artistas? «Garantimos a produção local – pagamos o alojamento, a alimentação, os transportes e uma pequena verba da bilheteira».

O público, esse, é bastante heterogéneo, mas tem sempre respondido bem às propostas da CPSE. «Temos público de todos os géneros. As pessoas identificam o que gostam e vão ver». E até Santo Estêvão, apesar do horror que os algarvios têm a deslocar-se mais do que meia dúzia de quilómetros, vai gente de toda a região.

Os bilhetes para o concerto de Tulipa Ruiz na Casa do Povo de Santo Estêvão custam 3 euros. Sem pretensões de ter grandes lucros, José Barradas gostaria de ter casa cheia, até porque esta será «uma oportunidade única para ouvir uma grande voz da MPB, que em breve será um sucesso mundial», garante. Para a CPSE, «a nossa maior remuneração será ver a casa cheia!».

 

Tulipa Ruiz

Quinta-feira, 28 de março, 22h00
Casa do Povo de Santo Estêvão, Tavira
Bilhete: 3 euros

Comentários

pub