Troféu Serras Míticas de Portugal começa sábado com subida ao Alto da Fóia

O Troféu Serras Míticas de Portugal/Liberty Seguros começa este sábado, dia 30, com a prova de subida da Serra de […]

O Troféu Serras Míticas de Portugal/Liberty Seguros começa este sábado, dia 30, com a prova de subida da Serra de Monchique, que parte de Lagoa às 11h00 e terminará no Alto da Fóia (902 metros de altitude).

Este troféu de cicloturismo, organizado pelo ex-ciclista Cândido Barbosa, em conjunto com a ROI ACM Concept, e com o patrocínio da Liberty Seguros, inclui 10 provas que levarão os ciclistas a subir as serras de Monchique (30 de março), da Freita (4 de maio), de Montejunto (1 de junho), de Arga (20 de julho), Marão (27 de julho), da Estrela entre Covilhã e Celorico da Beira, com passagem pelas Penhas da Saúde (3 de agosto), o Monte Farinha, entre Vila Real e a Senhora da Graça (25 de agosto), das Meadas, a partir da Régua (1 de setembro), da Estrela, entre Manteigas e a Guarda, com passagem pelas Penhas Douradas (5 de outubro), e finalmente de novo a Serra da Estrela, entre Seia e Gouveia (6 de outubro).

A primeira prova, que liga Lagoa ao alto da Serra de Monchique, conta com o apoio dos Municípios de Monchique, Lagoa e Silves. Trata-se da a primeira prova aberta pontuável para o Troféu Liberty Seguros Serras Míticas. Os corredores amadores, veteranos, cicloturistas e betetistas vão pedalar ao longo de 109,7 quilómetros, entre Lagoa e o Alto da Fóia, estando a partida marcada para as 11h00.

Os organizadores explicam que «o atual desenvolvimento do ciclismo, na sua vertente popular de contacto com a Natureza e de saudável prática do desporto, tem vindo a crescer muito no país. As inúmeras provas de cicloturismo que semanalmente se realizam de norte a sul assim o demonstram».

«Mas, dentro do ciclismo de estrada, também há aqueles que o praticam não só como passeio, mas como forma de manterem uma forma física elevada. São aqueles que procuram superar-se a nível físico e emocional, porque buscam barreiras permanentes a ultrapassar», acrescenta a organização.

«Para os que praticam BTT nas suas diversas vertentes, ou os que gostam de fazer cicloturismo, criámos um desafio desportivo inédito em Portugal. Subir as Serras Míticas de Portugal e superarem-se a si próprios nos desafios ao corpo e à mente».

O Troféu Liberty Seguros Serras Míticas de Portugal vem acrescentar à modalidade de cicloturismo várias vertentes: a competição regulamentada, e a vertente cultural, quer para participantes, quer para acompanhantes das várias etapas que o constituem.

Na competição, através da criação de vários rankings, e que elegem os melhores trepadores em diferentes escalões etários, masculinos e femininos.

Na vertente cultural, através da divulgação, em conjunto com as Câmaras Municipais, das riquezas patrimoniais, gastronómicas e paisagísticas de cada região visitada.

Constituído por 10 etapas em 2013, este Troféu difere dos habituais passeios cicloturistas apenas na sua parte final. Aqui começa a prova individual de cada participante, a sua superação pessoal na conquista de cada Serra Mítica.

– Mais informações e inscrições em http://www.serrasmiticas.com

Comentários

pub