SEPNA encerra e multa pecuária clandestina em Messines por crime de poluição

Descarga de águas residuais sem licença, falta de licenciamento da suinicultura, bem como a ministração de medicamentos a animais sem […]

Descarga de águas residuais sem licença, falta de licenciamento da suinicultura, bem como a ministração de medicamentos a animais sem acompanhamento e autorização, entre outras, foram as infrações detetadas pelo Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da GNR de Silves, numa exploração pecuária ilegal na freguesia de São Bartolomeu de Messines.

Da ação de fiscalização, feita em colaboração com a Direção Regional de Veterinária e Alimentação do Algarve e com o Médico Veterinário Municipal de Silves, na manhã de 15 de março, resultou, segundo a GNR, «a elaboração de uma auto de notícia por crime de poluição, a enviar ao Tribunal Judicial de Silves, e cinco autos de contraordenação por infrações diversas às leis sanitárias».

Foram identificados os responsáveis pela exploração, dois cidadãos portugueses, de 70 e 50 anos de idade, tendo o Núcleo de Proteção Ambiental feito cessar de imediato as infrações verificadas.

Entre as infrações, foram detetados animais mortos e em decomposição, espalhados pela exploração, onde se criavam porcos e cabras.

A Guarda Nacional Republicana reitera a sua «total disponibilidade para recolha de denúncias e contributos na área ambiental, pugnando pela defesa dos valores ambientais e por uma melhor segurança e bem estar das populações».

 

 

 

Comentários

pub