Secundária Pinheiro e Rosa promove Pinheiríadas, Mercadinho Solidário e “Papel por Alimentos”

Aproxima-se o final do período e a Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro, vai terminar em beleza. Três […]

Aproxima-se o final do período e a Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro, vai terminar em beleza. Três eventos vão marcar a agenda deste final de período: Pinheiríadas, Mercadinho Solidário e final da campanha “Papel por Alimentos”.

As Pinheiríadas são um concurso em que as turmas da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa participam em provas de Leitura, Inglês, Cidadania, Desporto, Cultura/Atualidade, Quebra-Tolas (Matemática) e Criatividade. Realiza-se anualmente desde 2003.

Este concurso é considerado pela escola como «uma experiência educativa rica e interessante, na medida em que os alunos participantes, além de mobilizarem conhecimentos e competências académicas, desenvolvem atitudes de cooperação solidariedade que costumam refletir-se positivamente no seu percurso escolar, numa perspetiva de educação global».

Este ano as Pinheiríadas realizam-se nos próximos dias 14 e 15 de março e têm a participação direta de 16 turmas, de todos os anos e cursos da escola. Em anexo, enviamos o calendário das provas.

O mercadinho solidário, organizado pelo GAJ-Gabinete de Apoio ao Jovem, pela AEESPR e pelo projecto Ajudaki pretende ser uma apresentação de projetos de cariz solidário aberta à comunidade.

Vai contar com a participação de várias instituições, tais como a loja social da CVP, loja social da Ualg, Projeto Lara (apoio às vitimas do incêndio da Serra do Caldeirão), Associação CASA e uma banca do Projeto AjudaKI/GAJ/AE. Decorre no recinto escolar no dia 15 de março, das 10h00 às 17h00.

A campanha “Papel por Alimentos” é promovida pelo Banco Alimentar contra a Fome. O papel entregue ao BACF é vendido e trocado por alimentos, para entregar à rede de instituições apoiadas por aquele banco. Para participar nesta campanha, a Escola Secundária de Pinheiro e Rosa promove o projeto AjudAki, que se desenvolve nas duas vertentes de consciência ética e consciência social.

«A escola é um local privilegiado e fundamental para a educação da cidadania, pois é lugar onde os jovens convivem seis a oito horas diárias e passam a maior parte da sua juventude. Com o alargamento da escolaridade obrigatória para o 12º ano, é fundamental que a escola prepare os jovens com conhecimentos científicos mas paralelamente com consciência ética, cívica e social consistente», salientam os responsáveis pela Escola Secundária de Pinheiro e Rosa.

«A educação para a cidadania, que compreende a aprendizagem dos direitos e dos deveres dos cidadãos, o respeito pelos valores democráticos e pelos direitos humanos, bem como a importância da solidariedade, da tolerância e a participação numa sociedade democrática, é um meio de preparar os jovens para se tornarem cidadãos responsáveis e ativos», acrescentam.

O voluntariado é uma forma de desenvolver a cidadania na escola pelo que projeto AjudAki abraçou a campanha “”Papel por Alimentos” levada a cabo pelo Banco Alimentar, que tem contornos de consciência ambientais, sociais e de solidariedade.

Esta participação ganhou dimensões com a sua inclusão, em forma de concurso , denominada prova “papel por alimentos” nas Pinheiriadas da escola.

Nos meses de janeiro e fevereiro, o entusiasmo foi tanto que se fez a maior recolha em todo o Algarve. No mês de fevereiro, a entrega foi de 8503 quilos de papel e até ao momento totaliza-se 11576 quilos de papel, tornando a Secundária de Pinheiro e Rosa a instituição que mais entregas fez.

Os alunos, professores e encarregados de educação envolveram-se extraordinariamente nesta causa “Papel por Alimentos”, onde todos ganham: a escola, porque promove nos alunos a partilha e solidariedade, o ambiente, porque promove a reciclagem e finalmente o banco alimentar que adquire mais alimentos para ajudar as famílias.

Comentários

pub