São Brás planta mais 900 árvores e inaugura Horta Comunitária de Parises

A esperança volta a germinar, neste sábado, dia 23, na Serra do Caldeirão com a distribuição de mais 900 árvores […]

A esperança volta a germinar, neste sábado, dia 23, na Serra do Caldeirão com a distribuição de mais 900 árvores para reflorestação e com a inauguração da Horta Comunitária de Parises, dois momentos que fortalecem laços de solidariedade e criam novas expetativas de futuro para as zonas ardidas do território são-brasense.

Após o apelo do Plano LARA – Intervenção Social Pós Incêndios de São Brás de Alportel feito a empresas e entidades da região para a angariação de árvores, a serra de São Brás de Alportel já recebeu mais de 5.500 árvores, um contributo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Iniciativa Carbono Neutro, Complanta, Centro Clínico Al Gharb e Associação In Loco e prepara-se agora para celebrar a primavera com a oferta de mais 900 árvores, fruto da solidariedade da Portucel e Four Seasons.

A par desta nova doação, a vida e as tradições rurais da Serra do Caldeirão ganham novas raízes na Horta Comunitárias de Parises, um novo espaço dedicado à preservação e valorização da produção hortícola.

O lançamento da 2ª horta comunitária do município decorrerá no sábado, dia 23, entre as 9h30 e as 17h00, num dia aberto a toda a comunidade e aos jovens da Residência na Aldeia dedicado à plantação de aromáticas e hortícolas e à aprendizagem de técnicas de retenção e aproveitamento de água para hortas.

Trata-se de uma ação de sensibilização inserida no Plano LARA, dinamizada pela Terramada, com o apoio da Associação In Loco.

Estas iniciativas visam dar resposta às necessidades da população afetada pelo incêndio de julho passado, um percurso longo e moroso, mas que caminha a passos solidários para um futuro mais promissor.

Comentários

pub