Recuperação da Estação de Mora terá projeto finalizado em maio e obras antes do fim do ano

O projeto de arquitetura para a recuperação da antiga estação de caminho-de-ferro de Mora, a cargo da CVDB Arquitectos Associados, […]

O projeto de arquitetura para a recuperação da antiga estação de caminho-de-ferro de Mora, a cargo da CVDB Arquitectos Associados, vencedora do concurso público, estará pronto no fim de maio, devendo as obras arrancar «antes do final de 2013», anunciou a autarquia.

De acordo com o município de Mora, o concurso público para adjudicar quem vai realizar as obras decorre até julho, prevendo a edilidade que o arranque da recuperação do edifício decorra antes do final de 2013.

O presidente da Câmara Luís Simão afiançou, em declarações à Agência Lusa, que, «se o projeto vier a ter financiamento comunitário, as obras podem começar em setembro ou outubro».

«A recuperação e reabilitação da antiga estação da CP de Mora é uma prioridade para a câmara municipal e estamos esperançados de que possa vir a ter o apoio de fundos comunitários», acrescentou.

Num investimento global de 1,5 milhões de euros, o projeto prevê a instalação da sede da Estação Imagem, um centro de tratamento de fotografia e espaço para exposições, o Arquivo Municipal e a Biblioteca, atualmente presentes na Casa da Cultura local, e um museu dedicado ao megalitismo do concelho.

A CVDB Arquitectos é responsável pelo Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Coa, Centro Cultural do Cartaxo, Escola de Música e Dança de Coimbra e Escola Secundária de Água de Pau, em Lagoa (Açores), entre outros projetos.

O objetivo do futuro espaço visa implantar um equipamento cultural que assuma uma função aglutinadora da população residente do concelho e que consiga captar o interesse de potenciais visitantes através de uma oferta lúdico-pedagógica inovadora, ancorada numa componente museológica sobre a História de Mora e suas gentes.

Para a edilidade, a aposta visa «fomentar o crescimento cultural da população que serve», «captar novos visitantes e motivar o seu regresso; promover o desenvolvimento do concelho de Mora», «divulgar o passado de Mora e projetar o seu futuro, nas suas várias dimensões» e ainda «requalificar os edifícios da antiga Estação de Mora, devolvendo-os às pessoas que outrora serviram, e valorize uma estrutura urbana pouco qualificada».

Comentários

pub