Programa Formação-Algarve abrangeu mais de 500 trabalhadores

O Programa Formação-Algarve permitiu abranger, desde o seu lançamento em setembro do ano passado, e nas suas várias vertentes de […]

O Programa Formação-Algarve permitiu abranger, desde o seu lançamento em setembro do ano passado, e nas suas várias vertentes de apoio ao emprego e à formação profissional, mais de 500 trabalhadores na região algarvia, anunciou hoje em nota de imprensa o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Na vertente da formação profissional, as ações realizadas incidiram em setores de atividade diversificados, como a  agricultura , jardinagem, cozinha, receção em hotelaria, serviço de mesa, serviço de andares, manutenção  hoteleira e animação desportiva, tendo sido realizado percursos formativos com cargas horárias de cerca de 350 horas.

O IEFP acrescenta que, na maioria das candidaturas apresentadas, as entidades empregadoras sinalizaram os serviços de formação deste instituto como entidade formadora, tendo estes realizados 19 ações de formação, de um total de 23 iniciadas.

O Programa Formação-Algarve vai terminar em maio próximo, mas ainda esta semana os deputados do PSD e do CDS eleitos pelo distrito de Faro defenderam a prorrogação do prazo do programa e o seu alargamento a outros setores económicos, de modo a reforçar a qualificação dos trabalhadores e combater o desemprego e a sazonalidade na região.

Numa interpelação ao Governo, subscrita pelos deputados Cristóvão Norte, Mendes Bota, Elsa Cordeiro, Carlos Silva e Sousa (PSD) e Artur Rêgo (CDS), os parlamentares consideram que «as condições que originaram este programa mantêm-se, pelo que importa proceder à sua renovação e desejável alargamento».

Lançado em setembro de 2012, com a Publicação da Portaria n.º 297/2012, de 28 de setembro, o Programa Formação-Algarve teve como destinatárias exclusivas as entidades empregadoras que desenvolvem atividade no Algarve,  visando combater os efeitos da sazonalidade do emprego na região, procurando reforçar a competitividade e a produtividade dos setores mais afetados, através da realização de formação profissional para os trabalhadores, durante a época baixa.

A divulgação, operacionalização e acompanhamento do programa coube ao Instituto do Emprego e Formação Profissional através da sua Delegação Regional do Algarve e dos serviços de emprego e formação profissional da região.

O IEFP reforça que «a dimensão regional deste programa, em complemento de outras medidas de apoio à inserção e à contratação, veio possibilitar uma intervenção estruturada no mercado de emprego da região, permitindo melhorar a empregabilidade  e as competências da população abrangida».

Comentários

pub