Portugueses são os europeus mais interessados em partilhar automóvel com colegas

A utilização conjunta de viatura desperta o interesse de 43% dos portugueses e já é utilizada por 6% da população. […]

A utilização conjunta de viatura desperta o interesse de 43% dos portugueses e já é utilizada por 6% da população. Esta opção de mobilidade consiste na organização de pessoas que não pertençam a um mesmo agregado familiar para percorrerem um trajeto conjunto com o veículo de um deles, partilhando as despesas. Estes dados integram o Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2013 que foi recentemente apresentado.

Outra das opções de mobilidade que também desperta o interesse dos portugueses é a partilha de viatura. Isto é, um serviço pago que permite ter acesso a uma viatura em regime self-service 24/24h, para utilizações ocasionais ou de curta duração e que se revela atrativo para 36% dos portugueses (contra uma média europeia de 30%).

Já o pacote de mobilidade que consiste em disponibilizar, contra pagamento de uma quantia periódica, veículos de qualquer tipo, de acordo com a necessidade, apresenta interesse para 33% dos portugueses. Mais uma vez, um número acima da média dos oito países analisados (31%).

«Para além dos serviços tradicionais de acompanhamento quanto aos financiamentos ou ao seguro do veículo, os distribuidores têm todo o interesse em propor novas soluções de serviços de mobilidade, nomeadamente, a partilha de veículo, o pacote de mobilidade e a utilização conjunta de viatura. Isto, com a finalidade de captar clientes que até agora não eram automobilistas, quer por razões financeiras, quer por serem travados no seu desejo de possuir automóvel pelas diversas condicionantes impostas por essa posse» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

Comentários

pub