Pedibus volta a “conduzir” alunos de Lagos à escola

A promoção de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis é o principal objetivo do projeto Pedibus, amigo do ambiente, que […]

A promoção de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis é o principal objetivo do projeto Pedibus, amigo do ambiente, que a Câmara Municipal de Lagos volta, este ano, a implementar em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O Pedibus é um autocarro humano gratuito constituído por um grupo de crianças que fazem a pé o percurso de ida e volta para a escola, de forma divertida e segura, sempre acompanhadas por um ou mais adultos (encarregados de educação), seguindo um percurso predefinido.

O projeto foi lançado em Lagos o ano passado, com o apoio da Polícia de Segurança Pública, e, tendo em conta o sucesso da iniciativa, este ano, a autarquia irá estendê-lo a mais escolas do concelho, entre abril e junho.

De acordo com o Serviço de Educação da autarquia, promotor deste projeto, o autocarro humano visa, principalmente, estimular a autonomia e responsabilidade, fomentar a aprendizagem de regras de segurança, desenvolver a sociabilização entre famílias e aproximar os encarregados de educação à escola. Os circuitos das viagens, as paragens e respetivos horários e “condutores” já estão traçados.

Para 2013, está previsto o Serviço de Educação realizar a abertura do projeto, em cada escola, nos seguintes momentos:

EB1 nº3 – terça-feira, dia 02 às 8h30 (Inicio rotunda das cadeiras)
EB1 Santa Maria – terça-feira, dia 02 às 17h30 (Início na escola)
EB1 Ameijeira percurso 2 – quarta-feira, dia 03 às 17h30 (Início na escola)
EB1 Ameijeira percurso 1 – quinta-feira, dia 04 às 8h30 (Santa Casa da Misericórdia – Lar Filipe Fialho)
EB1 Bairro Operário – sexta-feira, dia 05 às 8h30 (Início Rotunda das Cadeiras)

Os interessados podem saber mais sobre este projeto, que é internacional e já foi implementado em vários países da comunidade europeia, junto do Serviço de Educação da Câmara de Lagos (através do telefone 282 771 700 ou e-mail: [email protected]).

Comentários

pub