Palestra sobre as Demências encheu no Pereiro

Os lugares não chegaram, ontem, na palestra sobre as Demências, que decorreu no Centro de Dia do Pereiro, com a […]

Os lugares não chegaram, ontem, na palestra sobre as Demências, que decorreu no Centro de Dia do Pereiro, com a neurologista do Hospital de Faro Isabel Valente.

A palestra, que contou também com a presença do médico e autarca Francisco Amaral, clarificou os diferentes tipos de demência e as características de diagnóstico e deixou ainda alguns conselhos aos familiares sobre a melhor forma de lidar e tratar estes doentes.

“Todos nós teremos demência, depende da nossa longevidade”, começou por dizer a médica neurologista Isabel Valente, prendendo logo a atenção da sala lotada.

“Em Portugal nasce-se com muita dignidade, mas envelhece-se com muito pouca”, continuava, caracterizando o quadro geral das demências no país.

Deixando claro que o aumento da nossa esperança média de vida nos aumenta as probabilidades de sofrer de demência, a neurologista esclareceu que a medicina só pode atuar, preventivamente, no grupo das vasculares, que representam 20% dos casos.

“O Alzheimer é cada vez mais frequente”, afirmou a médica Isabel Valente, sublinhando que o preço dos medicamentos para a doença é excessivamente alto, o que, muitas vezes, invalida o seu tratamento.

Francisco Amaral acrescentou que foi alertado para esse facto há já alguns anos pela mesma neurologista e que, desde então, a autarquia apoia, na totalidade, a compra destes medicamentos, medida que mereceu o aplauso da sala cheia.

Comentários

pub