Olhão oferece folar gigante à população para celebrar a Páscoa

No natal, houve bolo-rei, na Páscoa, Olhão prepara-se para para adoçar a boca dos residentes e visitantes com um Folar […]

No natal, houve bolo-rei, na Páscoa, Olhão prepara-se para para adoçar a boca dos residentes e visitantes com um Folar gigante. À semelhança do que aconteceu em dezembro, o bolo volta  a ter a mão do jovem pasteleiro Filipe Martins, que vai juntar-se à Câmara de Olhão e à ACRAL e oferecer, a 23 de março, quatro tipos de folar junto ao Largo da Restauração e à Igreja Matriz de Olhão.

Quem se dirigir aquele local no fim-de-semana antes da Páscoa poderá escolher entre o tradicional folar de Olhão, enrolado e com muito açúcar à mistura, o de mel e azeite, uma especialidade da padaria Kubidoce de Filipe Martins, o folar da serra e o folar de chocolate.

Para garantir que estas iguarias possam ser provadas por todos os que desejarem, que a autarquia estima que sejam milhares de pessoas, há que pensar em grande. «Serão cerca de 300 quilos de folar, no total, com 70 a 80 metros de comprimento e feitos em formas de 70 por 13 centímetros, revela o chef pasteleiro, vencedor do Festival do Chocolate de Óbidos em 2010.

«Muitos quilos de farinha e açúcar amarelo, ovos, fermento, aguardente de medronho e figo, Vinho do Porto, canela, erva-doce ou chocolate negro são alguns dos ingredientes que entrarão na confeção deste doce típico da Páscoa. No total, serão cerca de 24 horas de cozedura da massa, que antes tem de descansar e levedar», ilustrou a Câmara de Olhão.

«Será um processo ainda mais demorado e trabalhoso do que o bolo-rei e o modo de cozedura também é mais lento e com outro tipo de formas, mas vamos conseguir», considerou Filipe Martins.

O jovem empresário olhanense abriu a sua primeira padaria há um ano e em abril conta abrir o terceiro espaço da marca Kubidoce, uma fábrica para cozedura de pão e bolos e venda ao público, numa das principais artérias da cidade, a Avenida da República.

Além da pastelaria, Filipe Martins nutre uma paixão especial pelo chocolate e vai lançar alguns produtos novos na época pascal. Entre elas, torrões de chocolate, um exclusivo na região algarvia, que se apresentam nas variedades de chocolate negro, branco, de leite, com amêndoas, avelãs e especiarias, bem como bombons de diversos tipos.

Filipe Martins considerou que a execução dos folares gigantes «é mais um desafio». «Como correu bem com o bolo-rei, sei que as pessoas gostaram muito, decidi apostar mais uma vez nesta iniciativa para divulgar o meu espaço e a minha cidade de Olhão», disse o jovem empresário.

Comentários

pub