No sábado parta à descoberta do rico ecossistema da Ria de Alvor

Partir à descoberta da Ria de Alvor é a irrecusável proposta da Câmara Municipal de Portimão para o próximo sábado, […]

Partir à descoberta da Ria de Alvor é a irrecusável proposta da Câmara Municipal de Portimão para o próximo sábado, 23 de março, num itinerário com a extensão aproximada de 2,5 km que terá início às 9h30 e percorrerá esta zona húmida de uma beleza única.

A Ria de Alvor possui grande importância ecológica devido ao número de aves que se podem encontrar ao longo de todo ano, algumas das quais residentes, enquanto outras aí nidificam, destacando-se a andorinha-do-mar-anã, o borrelho-de-coleira-interrompida, ou o pernilonga.

Existem ainda várias espécies de aves que permanecem na Ria de Alvor durante os meses de inverno ou utilizam esta zona como local de passagem, onde se alimentam e descansam, na grande aventura que é migração.

Flamingos, colhereiros, garças, corvos-marinhos, ostraceiros, maçaricos, pernas-vermelhas, pilritos, borrelhos, andorinhas-do-mar e gaivotas são hóspedes habituais nos bancos de areia e vaza que se formam no estuário e nas áreas de sapal, enquanto de madrugada a tímida lontra pode deixar-se ver pelos mais atentos observadores.

O passeio terá uma duração aproximada de duas horas e meia e será guiado pela equipa de biólogos da Câmara Municipal de Portimão, que levará os participantes a descobrirem alguns dos segredos naturais existentes na Ria de Alvor.

As inscrições, limitadas a 25 pessoas, são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas até à véspera do passeio, através do telefone 282 480 412 ou do email [email protected], devendo os participantes concentrar-se na Quinta da Rocha às 9h30 do dia marcado.

Os próximos itinerários naturais já se encontram agendados, seguindo-se a 13 de abril um passeio entre a Praia do Vau e João d`Arens, sendo o Moinho da Rocha a proposta para 11 de maio, enquanto as Dunas de Alvor vão ser o destino dos participantes a 8 de junho, estando em todos os casos as inscrições abertas uma semana antes destas datas.

Comentários

pub