Munícipes de Loulé entregam mais de 6 toneladas de óleos alimentares usados para reciclagem

Os munícipes de Loulé entregaram mais de 6 toneladas de óleos alimentares usados para reciclagem durante o ano de 2012, […]

Os munícipes de Loulé entregaram mais de 6 toneladas de óleos alimentares usados para reciclagem durante o ano de 2012, anunciou hoje a Câmara local.

A autarquia implementou, em 2011 e 2012, uma rede de contentores (oleões) para recolha deste tipo de resíduo, tendo sido instaladas 60 unidades, em todo o concelho, que permitiram a recolha de 1,31 toneladas em cerca de três meses de 2011 e 6,05 toneladas em 2012.

O vereador do Ambiente Aníbal Moreno salienta que se trata de “uma iniciativa de extrema importância em termos ambientais, cujos resultados são bastante positivos, graças à colaboração dos munícipes”.

Deste modo, a Autarquia louletana apela para que os seus munícipes continuem a depositar os óleos alimentares usados nos oleões, devendo utilizar recipientes devidamente fechados.

Os óleos alimentares usados são um tipo de resíduo que representa um elevado risco ambiental, uma vez que quando depositados em aterro ou lançados para a rede de esgotos, provocam impactos altamente negativos, nomeadamente o entupimento das canalizações e filtros das estações de tratamento de águas residuais, comprometendo o seu correto funcionamento e consequente contaminação das linhas de água superficiais e subterrâneas (lençóis freáticos).

Os óleos alimentares usados são utilizados para a produção de biodiesel, pelo que esta ação de reciclagem cumpre uma dupla função.

Comentários

pub