Macário Correia não se recandidata a Faro (atualizada)

Macário Correia não se deverá recandidatar a Faro e o candidato do PSD à presidência da autarquia farense vai ser […]

Macário Correia não se deverá recandidatar a Faro e o candidato do PSD à presidência da autarquia farense vai ser apresentado no próximo dia 24 de março.

A decisão terá sido tomada pelo autarca e transmitida à Comissão Política nacional do PSD esta quarta-feira, segundo avançou o jornal «Público» na sua edição online.

Uma questão que o autarca, contactado pelo Sul Informação, «não confirma, nem desmente», defendendo que «não comenta notícias em jornais».

Macário Correia disse que a sua posição sobre o  assunto é conhecida e não quer fazer quaisquer declarações adicionais sobre a matéria, incluindo a eventual decisão de não se recandidatar.

A informação veiculada pelo «Público» foi avançada  à comunicação social pelo coordenador e primeiro vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Jorge Moreira da Silva, numa nota de imprensa. Nesta nota, o social-democrata anunciava que Macário Correia não se irá recandidatar e que as estruturas concelhias e distritais proporão um novo candidato à presidência da Câmara de Faro até ao dia 24 de março.

«Em reunião hoje realizada, em Lisboa, por iniciativa da Comissão Política Nacional, com a Comissão Política Distrital e com a Comissão Política de Secção de Faro, o engenheiro Macário Correia comunicou-nos a sua decisão, atendendo ao facto de não estar ainda concluído o seu processo judicial e de não querer prejudicar o calendário e a estratégia eleitoral do PSD, de nestas circunstâncias não se recandidatar à presidência da Câmara Municipal de Faro», segundo o documento assinada por Jorge Moreira da Silva.

A decisão foi anunciada um dia depois de o autarca ter vindo a público dar conta que o Tribunal Constitucional havia recusado pela terceira vez apreciar o seu recurso. Numa nota de imprensa, Macário Correia disse que se iria manter em funções e voltar a recorrer da sentença de perda de mandato no Supremo Tribunal Administrativo.

A Comissão política do PSD lembrou ainda que já tinha comunicado que «a desejável recandidatura do engenheiro Macário Correia à Câmara Municipal de Faro, atendendo aos importantes serviços prestados à comunidade, estava dependente da total e atempada clarificação (isto é, até 31 de Março de 2013 – prazo previsto para a homologação nacional de todos os candidatos) do processo relativo à eventual perda do seu mandato autárquico».

(Atualizada às 11h20 com citações de nota de imprensa da Comissão Política Nacional do PSD)

Comentários

pub