Loulé assinala «Hora do Planeta» com edifícios municipais às escuras

O município de Loulé volta a associar-se em 2013 à “Hora do Planeta” e assim, no dia 23 de março, […]

O município de Loulé volta a associar-se em 2013 à “Hora do Planeta” e assim, no dia 23 de março, as luzes dos principais edifícios municipais de Loulé e Quarteira serão desligadas durante 60 minutos (das 20h30 às 21h30).

Esta iniciativa simbólica vai acontecer no Edifício Paços do Concelho, Edifício Engº Duarte Pacheco (Assembleia Municipal), Monumento ao Engº Duarte Pacheco, Mercado Municipal de Loulé, Cine-Teatro Louletano, Muralha do Castelo de Loulé, Edifício do Centro Autárquico de Quarteira e Junta de Freguesia de Quarteira.

Além dos edifícios municipais, a ideia é que também os munícipes e as empresas adiram a esta iniciativa e mantenham as suas luzes apagadas durante os 60 minutos em que decorre a iniciativa.

No próximo dia 23 de março assinala-se mais uma “Hora do Planeta”, iniciativa a nível mundial, que tem como objetivo chamar a atenção e alertar para a urgência da mudança de atitude mundial face às alterações climáticas.

É uma iniciativa promovida pela WWF que teve início em 2007 em Sidney (Austrália), quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

Um ano depois a “Hora do Planeta” tornou-­se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge, a Torre CN, em Toronto, a Ponte Golden Gate, em São Francisco, o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficaram às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo.

Em 2012, foram 7.000 as cidades de 152 países que aderiram à “Hora do Planeta”, sendo que em Portugal foram mais de 80 as localidades, entre as quais Loulé, que assinalaram a iniciativa.

Comentários

pub