JSD/Portimão lança Gabinete de Apoio e Cooperação com Jovens PALOP residentes no concelho

A JSD/Portimão lançou esta semana o Gabinete de Apoio e Cooperação com os Jovens PALOP residentes no Concelho de Portimão, […]

A JSD/Portimão lançou esta semana o Gabinete de Apoio e Cooperação com os Jovens PALOP residentes no Concelho de Portimão, após cerca de um ano de estudos e conversas com diversas associações locais.

Tendo em conta que o concelho de Portimão «tem muitos jovens naturais ou descendentes de cidadãos oriundos dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), mantendo em qualquer das circunstâncias ligações culturais com as suas raízes africanas», a JSD entendeu que «é importante aproximar-se destas comunidades por forma a entender melhor os seus problemas, as suas dificuldades diárias e as suas expectativas de forma integrada, que não fruto de situações isoladas e pontuais».

Nesta primeira fase de trabalho, a JSD/Portimão contará com membros das duas comunidades mais representativas no concelho – a angolana e a cabo-verdiana –, mas até em 2014 pretende-se contar com representantes dos restantes PALOP e designadamente da Guiné-Bissau, de Moçambique e de S. Tomé e Príncipe.

Este Gabinete terá como principal objetivo a «auscultação das preocupações pelos jovens destas comunidades, assim como reunir-se periodicamente com todas as suas associações existentes em Portimão, para posteriormente serem realizados encontros e debates abertos à sociedade, com vista a encontrar propostas tendentes a minimizar os vários tipos de problemas sentidos por estes jovens e toda e qualquer situação de menor integração que por vezes é vivida dentro destas comunidades».

O Coordenador do Gabinete será Bruno Lopes, jovem luso-angolano residente em Portimão, que fará a ponte entre a estrutura social democrata e as associações representativas das comunidades irmãs, assim como estará envolvido em toda a planificação do Plano de Actividades para este novo Gabinete de Apoio e Cooperação dos Jovens PALOP.

O novo coordenador do Gabinete afirmou que “este Gabinete de apoio a todos os jovens provenientes de PALOP será um grande apoio a quem vem de fora, inclusive para haver uma maior interação e conhecimento entre pessoas de países, tradições e culturas diferentes que estão todas ligadas pela língua portuguesa”.

Bruno Lopes sublinhou ainda que “teremos também a importante missão de cooperar e ajudar algumas situações de dificuldades sociais, psicológicas e económicas que muitos jovens infelizmente vivem quando chegam a Portugal e, no nosso caso, a Portimão”.

Para Carlos Gouveia Martins, presidente da JSD/Portimão, “Portimonense não é apenas aquele que nasce na nossa Terra, é também todo aquele que escolhe nela morar e por ela trabalhar dia-a-dia”.

Este novo gabinete da JSD não é fruto do acaso, já que “não foi de ontem para hoje que decidimos implementar este Gabinete, temos vindo a reunir desde 2011 com diversas entidades e individualidades afim de entender qual a situação real assim como dificuldades destas comunidades, e principalmente dos jovens de PALOP no nosso Concelho”.

A JSD/Portimão irá acompanhar, assim, com maior proximidade e conhecimento, todas as atividades desenvolvidas pelas associações representativas de todos os jovens originários de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa na Cidade de Portimão.

Este Gabinete recém-criado terá sempre inerência em todas as reuniões ou atividades da JSD/Portimão, assim como irá apresentar a todos os militantes o trabalho desenvolvido.

Comentários

pub