Jasper Stuyven (Bontrager Cycling Team) venceu a Volta ao Alentejo

O jovem Jasper Stuyven (Bontrager Cycling Team) é o trigésimo primeiro ciclista a inscrever o nome como vencedor da Volta […]

O jovem Jasper Stuyven (Bontrager Cycling Team) é o trigésimo primeiro ciclista a inscrever o nome como vencedor da Volta ao Alentejo, prova de grandes tradições em Portugal organizada pela PAD e a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Cumpriu-se assim a tradição que dita que, a cada nova edição da “Alentejana”, há um vencedor diferente.

Os amantes do ciclismo tiveram ainda a oportunidade de assistir, neste último dia de prova, a mais uma vitória lusa em etapa. António Carvalho, da equipa LA Alumínios/Antarte, foi o mais forte na chegada a Santiago do Cacém, ao fim de 135,4km realizados em circuito com início em Vila Nova de Santo André.

A tirada mais curta da edição deste ano da Volta ao Alentejo foi feita, uma vez mais, a alta velocidade desde o primeiro momento. Os segundos de bonificação das três Metas Volantes instaladas em Vila Nova de Santo André e os cinco Prémios de Montanha em Santiago do Cacém mantiveram a jornada emocionante para o muito público que aproveitou o domingo para vir para a estrada aplaudir a caravana, que começou esta aventura no dia 20 de março em Castelo de Vide.

Depois de quatro passagens pela linha final, o pelotão entrou nos últimos quilómetros a grande velocidade, primeiro pela ação da equipa OFM/Quinta da Lixa e depois pelo Louletano/Dunas Douradas.

Nos últimos 150 metros, António Carvalho (LA Alumínios/Antarte) atacou e triunfou ao sprint, deixando para trás Chad Haga (Optum), surpreendido pelo poderio do Vice Campeão Nacional de Estrada, e Delio Fernandez (OFM/Quinta da Lixa).

O corredor português está especialmente agradecido à equipa de Paredes comandada por Mário Rocha: “Desde o primeiro dia que me levaram sempre nas melhores condições para a disputa da Volta ao Alentejo, que era um objetivo que eu trazia e não consegui alcançar, mas estou satisfeito com esta vitória.”, remata o jovem de 23 anos de Sampaio de Oleiros.

“Adoro andar de bicicleta!”, é assim que o mais recente vencedor da Alentejana Jasper Stuyven resume a paixão pela modalidade. “Comecei aos 12 anos e fui sempre aumentando a exigência no meu trabalho”, e aos 20 anos o jovem belga começa já a pensar nos próximos passos: “procurar uma equipa maior”.

Esta foi a primeira grande vitória numa competição por etapas e Stuyven reforça o trabalho da formação Bontrager Cycling Team desde o primeiro dia, “embora hoje não estivesse muito bem, a subida final foi muito difícil, mas fico muito contente por ter alcançado este triunfo.” Stuyven teve a companhia dos pais durante a “Alentejana”, que ainda o viram receber a Camisola Laranja “RTP” símbolo da Juventude e a Camisola Verde “CA Seguros”, dos pontos.

A etapa deste domingo revestia-se de particular importância na decisão do melhor trepador, com cinco Prémios de Montanha a coincidir com o risco de meta. O português Daniel Silva, da Rádio Popular/Onda, partia com dois pontos de vantagem para Karel Hnik (Etixx/Ihned). Mas o checo teve uma estratégia muito controlada e ganhou quatro dos cinco Prémios de Montanha, envergando no pódio final a Camisola Grená “Vidigueira Cidade do Vinho 2013”. Nas contas finais da 31ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul, destaque ainda para a formação portuguesa OFM/Quinta da Lixa, melhor equipa em prova.

A 31ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul é uma organização conjunta da PAD e da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo com o patrocínio do Crédito Agrícola da Costa Azul, CA Seguros, Vidigueira Cidade do Vinho 2013, RTP, edp, KIA, Delta Cafés, INATEL, Rádio Renascença, Sociedade Comercial do Vouga, CISION, ADWAY e Instituto Geográfico do Exército e o apoio dos municípios de Castelo de Vide, Marvão, Sousel, Portel, Vidigueira, Mértola, Ourique, Odemira, Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de V. Nova de Stº André, bem como, a ERT do Alentejo, ERT do Alentejo Litoral e a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Comentários

pub