In Loco celebra 25 anos com cinco conferências temáticas a realizar entre abril e julho

A In Loco vai promover um ciclo de cinco conferências temáticas, entre abril e julho, que se irão debruçar sobre […]

A In Loco vai promover um ciclo de cinco conferências temáticas, entre abril e julho, que se irão debruçar sobre outros tantos temas, no âmbito das comemorações dos 25 anos de existência desta associação algarvia de Desenvolvimento Local e Cidadania.

Serão convidados a estar presentes no auditório da Comissão de Coordenação e  Desenvolvimento Regional do Algarve dez especialistas em diferentes áreas e haverá «muito debate», prometem os organizadores dos seminários.

A primeira das conferências terá lugar no dia 24 de Abril e será dedicada à «Geografia da Crise em Portugal e no Algarve». «Todos os indicadores confirmam que a região algarvia é a mais atingida pela atual crise que o país atravessa. Para debater esta realidade está assegurada a presença de João Ferrão, ex-Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Lisboa. Será acompanhado por António Ramos, Coordenador do Centro de Observação das Dinâmicas Regionais, da CCDR Algarve», revelou a In Loco numa nota de imprensa.

Segue-se uma conferência será dedicada à apresentação de «Boas Práticas Autárquicas» na gestão de recursos locais e na promoção de espaços de democracia participativa. Estão confirmadas as presenças da Câmara Municipal de Cascais, que atualmente preside o Observatório Internacional de Democracia Participativa e que «definiu para 2013 um plano muito ambicioso de políticas locais promotoras da participação dos munícipes».

Será acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Linhares, Paredes de Coura, que apresentará o trabalho que tem vindo a desenvolver de incentivo à recuperação de práticas tradicionais, como forma de gerar recursos financeiros e outros para a população da freguesia.

Na terceira conferência será tratado o tema «Produtos Locais – Licenciamento, Diferenciação e Comercialização» e são convidadas Ana Soeiro, fundadora da Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (QUALIFICA), e um representante da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, responsável pelo Grupo de Trabalho que tem vindo a preparar uma estratégia para a valorização da produção agrícola local (GEVPAL).

«Esta conferência ajudará a compreender os problemas que as atividades de pequena escala enfrentam, bem como a importância dos produtos tradicionais para a preservação e animação dos territórios», disse a In Loco.

A quarta conferência debruçar-se-á sobre o tema dos «Circuitos Curtos de Produção e Consumo», ou por outras palavras, sobre a criação de um economia de confiança baseada na relação direta entre produtos locais e consumidores. Será abordada a experiência dos projetos “PROVE” e da “Quinta para o Prato”, de forma a demonstrar os impactos muito positivos destas iniciativas para a economia, a criação de emprego agrícola e a preservação ambiental.

A quinta e última conferência será dedicada ao tema do «Turismo de Natureza – Oportunidades e Desafios». «O Algarve tem perdido competitividade no sector turístico ligado ao sol e praia, necessitando de criar novas ofertas que permitam recuperar os fatores de atratividade da região e romper com os ciclos de sazonalidade que têm caracterizado a economia deste território. O Turismo de Natureza possui determinado de tipo de características que podem apoiar uma certa recuperação do sector», considerou a associação.

Mais informações sobre esta iniciativa e outros eventos da In Loco podem ser obtidas no site da instituição.

Comentários

pub