Hospital Particular do Algarve realiza primeiro procedimento inovador não-cirúrgico de substituição da Válvula Aórtica

O Hospital Particular do Algarve, em Alvor, acaba de realizar o primeiro implante percutâneo da válvula aórtica, um procedimento minimamente […]

O Hospital Particular do Algarve, em Alvor, acaba de realizar o primeiro implante percutâneo da válvula aórtica, um procedimento minimamente invasivo, que permite a substituição valvular sem necessidade de cirurgia cardíaca.

Esta técnica inovadora para o tratamento da estenose aórtica caracteriza-se pela implantação da válvula por cateterismo, através de pequenas incisões na virilha, que não ultrapassam os 8 milímetros.

Através da própria circulação do doente, o cardiologista consegue posicionar uma prótese valvular no local da que estava entupida, retomando assim o funcionamento normal do coração. O procedimento demora cerca de hora e meia e pode fazer-se quase sem anestesia, sem necessidade de abertura da caixa torácica e com uma recuperação em apenas duas semanas.

Em Portugal este procedimento é já realizado em quatro hospitais, sendo que o Hospital Particular do Algarve é a primeira unidade privada a disponibilizar a técnica.

“Estamos muitos entusiasmados por iniciar esta técnica e por disponibilizarmos aos nossos doentes esta abordagem inovadora no tratamento da estenose aórtica. O tratamento percutâneo é uma das mais importantes inovações na cardiologia, pois permite uma recuperação mais célere e possibilita tratar muitas pessoas que sofrem de estenose aórtica grave e que não eram elegíveis para cirurgia devido ao seu elevado risco”, refere João Bacalhau, presidente do Conselho de Administração do Hospital Particular do Algarve.

João Bacalhau sublinha também que “um em cada 15 portugueses com mais de 80 anos sofre de estenose aórtica, uma doença que mata mais pessoas, e de forma mais rápida, do que o cancro”.

Em todo o mundo, cerca de 300 mil pessoas foram diagnosticadas com estenose aórtica grave e aproximadamente um terço destes pacientes são considerados de elevado risco ou não elegíveis para cirurgia de coração aberto.

A substituição da válvula percutânea é a única terapia alternativa, minimamente invasiva e clinicamente eficaz para doentes com estenose aórtica grave, sintomáticos, que estão nestas condições.

 

O que é a estenose aórtica grave

A estenose aórtica grave é uma doença que se caracteriza pelo aperto da válvula aórtica, cuja função é evitar que o sangue bombeado pelo coração volte para trás.

Quando existe este estrangulamento o sangue passa com dificuldade, provocando cansaço, dor no peito e desmaios. As melhorias produzidas pelos medicamentos são limitadas e não evitam as complicações mais graves provocadas pela exaustão cardíaca que, após os primeiros sintomas e nos apertos de alto grau, conduz à morte de metade dos doentes no primeiro ano.

 

Sobre o Hospital Particular do Algarve, Alvor

O Hospital Particular do Algarve abrange diversas áreas e especificidades da saúde e oferece à população um atendimento diferenciado e permanente 24 horas por dia, constituído por um corpo clínico qualificado. A unidade hospitalar possui também instalações modernas, bem preparadas e tecnologicamente evoluídas.

Comentários

pub