Há um novo Guia de Turismo Natureza no Algarve

O novo Guia de Turismo de Natureza do Algarve foi lançado ontem, quinta-feira,  pela Entidade Regional de Turismo do Algarve, […]

O novo Guia de Turismo de Natureza do Algarve foi lançado ontem, quinta-feira,  pela Entidade Regional de Turismo do Algarve, em Lisboa, e poderá ser adquirido em breve nos Postos de Turismo algarvios. Uma primeira edição em papel, gratuita, já começou a ser distribuída na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e pretende dar a conhecer os tesouros naturais da região.

Esta publicação resulta de uma parceria entre o Turismo do Algarve e a Associação Almargem e era vista como um elemento central para a estruturação do segmento de Turismo de Natureza na região. Foi também o produto em destaque na apresentação das principais novidades que a ERTA reserva para 2013, que decorreu na quinta-feira na feira BTL.

Além, deste suporte físico, também foi feita uma aposta na dinamização deste nicho online, com o novo microsite de Turismo de Natureza da ERTA, já acessível. Dentro em breve, o próprio guia será disponibilizado em formato PDF na Internet e poderá ser descarregado em qualquer ponto do mundo.

À margem da apresentação, o vice-presidente da ERTA Duarte Padinha revelou ao Sul Informação que o Guia de Turismo de Natureza agora lançado surge «para tentar corresponder às expetativas do mercado, seja da parte dos profissionais, seja da parte dos consumidores, de conseguirmos congregar num instrumento promocional, toda a diversidade e as valências que a região tem relacionados com este setor».

«Sobretudo, este é um sinal que estamos preocupados e atentos a um outro Algarve que nem sempre é o mais conhecido nem o mais promovido», acrescentou. Uma ideia que já havia sido bem vincada pelo presidente da ERTA Desidério Silva, durante a apresentação e, em seguida, aos jornalistas.

Desidério Silva chamou a atenção para a necessidade que o Algarve tem de oferecer mais do que o seu principal produto o Sol e Praia e diz que o grande objetivo deve ser «diminuir a sazonalidade, trazer novas rotas para a região e oferecer novos produtos».

Um objetivo que ficou bem claro na apresentação de ontem, que se focou quase sempre em produtos alternativos ao Sol e Praia, com as riquezas naturais da região a ser particularmente destacadas. «Os produtos de natureza estão associados a uma imagem que queremos promover», ilustrou o presidente da ERTA.

Além do Guia de Natureza e do microsite de Turismo de Natureza da ERTA, fizeram parte das novidades apresentadas o futuro selo «Birdwatching Algarve» e o projeto «Redescobrir os Segredos do Algarve», orientado ao trade e a jornalistas.

No primeiro caso, o Turismo do Algarve quer entregar o primeiro selo ainda antes do final de 2013 a empresas da região ligadas à observação de aves. Um dos requisitos para obter o selo será ter na equipa «um especialista em aves, certificado como guia turístico de natureza».

No que toca o projeto «Redescobrir os Segredos do Algarve»,  a ideia é trazer à região profissionais do setor turístico e jornalistas para os levar a alguns dos locais emblemáticos da região, mais afastados dos normais circuitos. Neste caso, além das riquezas naturais, também estarão em foco o património, a cultura e os produtos regionais.

(Corrigida a informação sobre a disponibilidade dos Guias nos Postos de Turismo, que apesar de inicialmente prevista para hoje, ainda não tem data definida. A distribuição já está a decorrer na BTL)

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