“Graffiters” de Quarteira têm espaços na cidade para expressarem a sua arte

O muro do Estádio Municipal de Quarteira e o túnel sob a Avenida Mota Pinto são os espaços que os […]

O muro do Estádio Municipal de Quarteira e o túnel sob a Avenida Mota Pinto são os espaços que os artistas de rua da cidade de Quarteira podem utilizar para fazerem graffiti, segundo o protocolo que a Câmara Municipal de Loulé assinou com a Policromia – Associação Cultural, no âmbito do Projeto Mancha Branca.

Este protocolo surge depois de, em 2010, a autarquia ter rescindido com o então Grupo Policromia e define que a área de atuação da associação passa a ser mais vasta e os seus objetivos mais ambiciosos.

O Município de Loulé considera que «os jovens devem ser incentivados para a prática artística, proporcionando-lhes a devida aprendizagem, segundo sãos princípios e técnicas adequadas, e reconhece que a Policromia pode dar um importante contributo para a valorização artística e cultural dos jovens».

Assim, através do protocolo, a autarquia autoriza a Policromia a utilizar os Espaços Graffiti definidos na cidade de Quarteira, ou seja o muro do Estádio Municipal de Quarteira e o túnel sob a Avenida Mota Pinto, que estão identificados com placas. De futuro, poderão ser incluídos novos espaços.

Em contrapartida, a Policromia propõe-se a promover os graffiti como forma de arte expressiva, estimular o interesse pela criação artística, incentivar o espírito de entreajuda responsável e consciente, explorar novos meios de expressão, alertar que existem espaços inutilizados que através do graffiti podem dar cor à cidade e incentivar os jovens a praticar o seu gosto pela arte, de forma correta, sem cometerem atos de vandalismo ou degradação do património público e/ou privado.

A Policromia não está autorizada a efetuar quaisquer alterações estruturais nos espaços abrangidos pelo presente protocolo e assume total responsabilidade pelos conteúdos expostos, que serão exclusivamente artísticos, não sendo permitidos conteúdos moral ou socialmente incorretos.

A Policromia tem como fim dinamizar a cultura na região do Algarve, tendo como base o concelho de Loulé, com possível expansão para os restantes pontos do país.

Os seus objetivos passam pela criação, experimentação, inovação e desenvolvimento das artes visuais, performativas, sonoras e os seus cruzamentos, divulgação e o conhecimento de obras de criadores contemporâneos e das novas linguagens emergentes, produção, curadoria e apresentação de exposições, produção de eventos relacionados com as artes em geral e colaboração, nomeadamente, através de coproduções entre outras instituições e criadores portugueses e estrangeiros.

Faz ainda parte das iniciativas desta associação a formação acompanhada baseada em residências de criação, a realização de serviços educativos, tais como visitas guiadas, workshops e conferências, promovendo a interdisciplinaridade e o contacto destes com outros artistas e instituições culturais nacionais e internacionais com vista à troca de ideias e intercâmbio de iniciativas.

Comentários

pub