Governo anunciou investimento de 250 mil euros no Porto de Pesca de Olhão

O Porto de Pesca de Olhão vai começar a ser alvo de obras de beneficiação já este ano, garantiu o […]

O Porto de Pesca de Olhão vai começar a ser alvo de obras de beneficiação já este ano, garantiu o secretário de Estado do Mar Manuel Pinto de Abreu durante a inauguração da nova fábrica da Freitas Mar neste espaço portuário algarvio, na passada quarta-feira. As primeiras intervenções serão feitas até junho de 2013 e custarão 250 mil euros, assegurou o membro do Governo.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Olhão lembrou que o porto de Pesca olhanense «desde os anos 90, quando foi construído, nunca mais registou quaisquer obras de melhoramento». Uma realidade que o presidente da autarquia salientou na inauguração da nova unidade fabril.

«Estamos numa fábrica do século XXI, mas o porto de pesca onde esta está instalada é do século XIX, de terceiro mundo. Senhor secretário de Estado, olhe por nós, olhe por este porto. Temos um porto de pesca que envergonha Olhão. Desde que foi inaugurado, nunca foi alvo de qualquer investimento», criticou Francisco Leal.

Em resposta às queixas do autarca algarvio, Manuel Pinto de Abreu anunciou as intervenções previstas.

«Vamos investir 250 mil euros em obras na guarita e portaria de entrada do porto, na iluminação e no arranjo do piso. Existe ainda a questão da vedação, para a qual terá de ser lançado um novo procedimento. Esse financiamento é que ainda não está garantido, deverá ser para o segundo semestre, assim como um outro conjunto de investimentos, que no total atingirá mais de 400 mil euros. Existe também a questão da segurança no local, que terá de ser tida em conta, mas ainda não existe solução para ela», disse o membro do Governo.

A questão da falta de segurança do Porto de Olhão foi levantada há algumas semanas pela associação de produtores Olhãopescas, que falou em milhares de euros em prejuízos resultantes de roubos e vandalismo naquele espaço portuário.

Com as garantias agora dadas, os armadores e profissionais da pesca não deverão ter um sentimento muito diferente de Francisco Leal.

«É ver para crer e só quando as obras estiverem no terreno, acreditamos que o porto vai sofrer as tão desejadas melhorias. Se tal acontecer, estão de parabéns os pescadores olhanenses. Temos feito muitos esforços e apelado a vários governantes para que estas obras, da responsabilidade do IPTM, avancem. Esperamos que seja agora», disse o autarca olhanense, em reação ao anúncio de Manuel Pinto de Abreu.

Comentários

pub