Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira visita Varzeamar que é empresa PME Líder

A Varzeamar – Atividades Marítimo-Turísticas Lda, com sede em Albufeira e escritório localizado na Marina, empresa PME Líder em 2012, […]

A Varzeamar – Atividades Marítimo-Turísticas Lda, com sede em Albufeira e escritório localizado na Marina, empresa PME Líder em 2012, recebeu, na passada segunda-feira, dia 11 de março, a visita de uma comitiva de autarcas e de técnicos do Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira (AGE).

A iniciativa que tem por objetivo aprofundar o conhecimento da realidade empresarial do concelho e dar visibilidade às empresas que se tenham destacado pelo contributo dado para o desenvolvimento da economia do concelho começou no final do ano passado e vai continuar até ao final de 2013.

A delegação da autarquia, composta pelo presidente da Câmara José Carlos Rolo, presidente da Assembleia Municipal Carlos Silva e Sousa, e vereador Paulo Dias, com o pelouro do Empreendedorismo, foi recebida na sede da Varzeamar pelos sócios Bruno Bacalhau e Pedro Bacalhau.

Durante a visita, os dois empresários destacaram as necessidades de formação específicas para o setor, os principais mercados e a forma como a sazonalidade influencia toda a operação da empresa, nomeadamente ao nível da empregabilidade que pode variar entre os 8 e os 45 colaboradores.

Os empresários referiram a importância de desenvolver outros nichos de negócio complementares à oferta turística e de animação que atualmente exploram, tais como: birdwatching, turismo científico, atividades ambientais e de salvaguarda do património natural e monitorização de comunidades de cetáceos ao largo da costa de Albufeira.

Depois de terem passado pelo escritório da empresa, foi a vez de visitar a embarcação “Belize”, um catamarã a motor, 15 metros de comprimento e 8 metros de largura, com capacidade para 70 passageiros, construído recentemente de acordo com as mais rígidas normas europeias de segurança marítima e contra incêndios, alagamento e segurança em condições de mar adversas.

Para além desta embarcação a Varzeamar detém, ainda, o “Vitamin Sea”, destinado à pesca de fundo e ao tubarão, o “Dança do Céu”, utilizado em Birdwatching, visitas à costa, busca de golfinhos e paraquedas, e o “Arimar”, um barco de recreio.

A empresa Varzeamar surgiu a partir do entusiasmo, paixão pelo mar e desportos náuticos, grande experiência ao nível da náutica de recreio e atividades marítimo-turísticas e formação específica na área de um dos seus sócios gerentes.

Com a construção da Marina, sendo Albufeira um dos destinos preferências dos turistas, aumentou a procura deste tipo de atividades, pelo que ficaram reunidas as condições para criar uma microempresa vocacionada para a oferta de programas de animação turística, com principal destaque nas atividades náuticas e de recreio.

A última listagem divulgada pelo IAPMEI refere que em Albufeira existem 36 empresas com estatuto PME Líder, das quais 10 detêm também o galardão PME Excelência, as quais irão ser publicamente reconhecidas pelo Município de Albufeira, em cerimónia a realizar na próxima segunda-feira, dia 18 de março, pelas 14h30, no Auditório Municipal.

 

 

Comentários

pub