Futebol feminino: Fernando Gomes faz balanço positivo do torneio Algarve Cup

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, fez esta quarta-feira um balanço positivo da Algarve Cup, que […]

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, fez esta quarta-feira um balanço positivo da Algarve Cup, que terminou ontem com a vitória dos Estados Unidos, em jogo disputado no Estádio Algarve, considerando que cumpriu o objetivo de promover o futebol feminino nacional, num torneio com as melhores equipas do mundo.

“Temos a felicidade de ter as melhores equipas do mundo neste torneio. Nós cumprimos naquilo que é o nosso objetivo de promover o futebol feminino, tivemos uma divulgação com muito grande cobertura mediática excecional para este evento”, disse Fernando Gomes, após a final da Algarve Cup, ganha pela seleção dos Estados Unidos.

Para o líder federativo, ainda há um “longo caminho a percorrer” para atingir os “patamares de elevação” em termos de “ranking” e aumentar os números de praticantes.

“Espero que este torneio sirva para ter a consciência daquilo que temos de evoluir. Sabemos que temos muito que trabalhar. Já iniciámos o trabalho com as seleções mais jovens como sub-16 e seleção sub-19”, salientou.

Fernando Gomes adianta que a criação das seleções mais jovens de futebol feminino é um meio caminho para aparecerem mais praticantes, estando por isso “consciente e confiante” que surgirá “maior qualidade para elevar o futebol feminino ao nível” que gostariam.

Angel Villar, presidente da Real Federacion Espanhola, vice-presidente da FIFA e presidente do Comité de Árbitros da FIFA, este também presente na final do Algarve Cup, na qual manifestou que este é um torneio “muito importante” já que nele estão presentes “as melhores seleções do mundo”.

Villar adiantou também que conversou com o seu congénere português sobre vários assuntos que afetam o futebol ibérico, e das relações das federações portuguesa e espanhola com o resto do futebol europeu e mundial.

“Aproveitei para falar de vários temas que afetam o futebol espanhol e português. Tivemos a falar do futebol em geral, da situação do futebol português e espanhol e das relações das nossas federações com o resto do futebol europeu e mundial”, frisou.

Angel Villar classificou ainda as árbitras que estiveram no Algarve “melhores do mundo inteiro”.

Os Estados Unidos conquistaram ontem pela nona vez o Mundialito de futebol feminino, ao derrotarem na final a Alemanha, por 2-0, num encontro disputado no Estádio Algarve, enquanto a seleção portuguesa conquistou o 11.º lugar ao vencer o País de Gales (3-1, 1-1 no final do tempo regulamentar).

Comentários

pub