Folar de Páscoa gigante oferecido à população de Olhão no sábado

Um chefe pasteleiro de Olhão vai oferecer no sábado um folar gigante à população local, numa iniciativa que visa a […]

Um chefe pasteleiro de Olhão vai oferecer no sábado um folar gigante à população local, numa iniciativa que visa a “superação pessoal” e envolve três dias de trabalho contínuo de mais de uma dezena de pessoas, disse o promotor.

Filipe Martins, chefe premiado no festival de chocolate de Óbidos, é o principal rosto da iniciativa e já oferecera no Natal um bolo-rei à população, atraindo à cidade algarvia largas centenas de pessoas para apreciarem o seu trabalho.

Por ocasião da Páscoa, Filipe Martins decidiu voltar a oferecer o doce tradicional da época e vai no sábado distribuir à população cerca de 300 quilogramas de folar, divididos por secções, que serão depois montadas numa mesa, com o apoio da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e da Câmara de Olhão, na parte logística.

Em declarações à agência Lusa, Filipe Martins explicou que a confeção do folar representa um gasto de 3.000 euros e envolve dias de trabalho, praticamente sem descanso, para conseguir ter os 80 metros de bolo prontos a tempo.

O chefe algarvio lamentou a falta de mais apoios, sobretudo monetários, para fazer o folar gigante, frisando que o seu principal objetivo é dar a conhecer o seu trabalho como pasteleiro e proprietário de dois estabelecimentos.

“Não estamos interessados em bater recordes nem nada. Fazemos isto para nos superarmos e mostrarmos que somos bons naquilo que fazemos. Ainda há pouco tempo esteve cá a revista do chefe inglês Jamie Oliver e fizemos vários folares para eles, o que demonstra que nós aqui em Olhão somos bons a fazê-los e temos bons produtos”, afirmou.

Filipe Martins disse que está a trabalhar continuamente desde as 05:00 de quarta-feira para conseguir ter prontos, no sábado, os 300 quilogramas de folar, de vários tipos, como o de mel, o de chocolate ou de azeite.

“Ainda só parei um bocadinho para ir a casa tomar banho. E até as refeições vamos fazendo aqui, para conseguirmos ter tudo pronto até sábado”, afirmou, agradecendo a colaboração que tem de cerca de 15 pessoas, “entre amigos e profissionais”, na base do voluntariado.

Outra das motivações é a família e as duas filhas, que “um dia vão olhar para trás e poder, de alguma forma, ter orgulho no pai”, acrescentou.

A iniciativa vai realizar-se no largo da Restauração, em Olhão, no sábado à tarde, e o promotor espera conseguir atrair, pelo menos, tantas pessoas como estiveram no dia em que partiu o bolo-rei, no Natal.

“Quando fiz o bolo-rei, só caí em mim quando o estava a partir, olhei em volta e vi muita gente. E ter sucesso agora era voltar a ter de novo tantas pessoas e elas gostarem dos folares que preparámos”, concluiu.

Comentários

pub