Festival dos Descobrimentos marca programação cultural de Lagos em abril

O Festival dos Descobrimentos, que este ano terá como tema “El Rei Dom Sebastião – de Lagos a Alcácer Quibir” […]

O Festival dos Descobrimentos, que este ano terá como tema “El Rei Dom Sebastião – de Lagos a Alcácer Quibir” (1478 a 1580) e decorrerá de 26 de abril a 5 de maio, é o principal destaque da programação cultural de Lagos para o mês de abril.

Mostrar o que se fazia, o que se pensava, e como se vestiam, alimentavam e divertiam os nossos antepassados nos séculos XV e XVI, em pleno período áureo dos Descobrimentos, é o grande desafio a que a autarquia se lança para a 7.ª edição do Festival dos Descobrimentos.

Esta edição integra, entre outras atividades, um Cortejo Histórico, a Feira Quinhentista, Ciclos de Conferências, Exposições, Animação/ Recreações Históricas e o Roteiro Gastronómico.

Numa organização da Câmara Municipal de Lagos, com a colaboração de escolas e associações do concelho, o Festival volta a recriar os tempos em que, nos séculos XV e XVI, os portugueses se lançaram na maior epopeia jamais conhecida: as viagens marítimas, que haviam de levar-nos para além das fronteiras do conhecimento, dando-nos a descobrir novas terras, povos e culturas.

Mais de cinco séculos depois a Câmara Municipal de Lagos propõe um novo desafio: relembrar e conhecer esse período histórico marcante na evolução da humanidade e compreender o papel importantíssimo desta cidade algarvia em todo esse processo de revolução económica, social e cultural.

Mas há muito mais para fazer em Lagos, até ao fim do mês de abril. Assim, até dia 14, estará patente a exposição Arte Páscoa 2013, pelas Ruas do Centro Histórico e Barão de S. João.

Trata-se de um exposição temática alusiva às festividades da comemoração pascal, em que são utilizadas peças pintadas em tecido, respeitantes ao retrato figurativo de Jesus Cristo – Paixão de Cristo, e que estarão penduradas em janelas e varandas.

A mostra desenvolve-se ao longo de algumas artérias principais da cidade (Rua Portas de Portugal, Rua Garret, Praça Luis de Camões, Rua Lima Leitão) e em Barão de São João (Largo da Igreja, Rua da Junta de Freguesia e Rua do Centro Cultural de Barão), engalanando assim estes espaços públicos.

Em Barão de São João, e uma vez que a exposição vai decorrer em período simultâneo ao da Feira do Folar, haverá ainda decorações em todas as casas que queiram participar, com peças e artefactos religiosos associados ao período pascal e à gastronomia da Feira.

A 2 de abril, assinalando o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, Lagos adere à Campanha Mundial “Acendam a Luz Azul”, iluminando, com luz azul, um edifício emblemático do concelho – os Antigos Paços do Concelho, na Praça Gil Eanes.

Nos dias 5 e 6 de abril, será a vez de Herman José apresentar o seu One Her(Man) Show, no Centro Cultural de Lagos, com bilhetes a 10 e a 12 euros.

Também a 6 de abril, às 21h30, e com entrada gratuita a Igreja de S. Sebastião recebe o Concerto de Páscoa pela Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio.

No dia 7, entre as 10h00 e as 21h00, decorre uma Mostra de Artesanato no Mercado do Levante.

No sábado, dia 13, às 21h30, os seBENTA apresentam o seu novo álbum “Coração Parte Um”, com um concerto no Centro Cultural de Lagos. Os bilhetes custam 5 euros ou 10 euros (com atribuição do CD).

O trio lisboeta vai apresentar, ao vivo, em Lagos, o seu último disco. Ouvir o novo álbum dos seBENTA é comprovar a verdadeira ascensão de uma das melhores bandas de rock nacionais aos lugares cimeiros dos tops de qualidade.

Os seBENTA foram-nos habituando a seguir as suas canções em entoados refrões que se propagam cada vez que pisam um palco ou lançam um álbum. Mais uma vez a marca inconfundível da banda está patente neste novo trabalho.

Todos os álbuns dos seBENTA terminam com um poema de José Luís Peixoto. Mantendo a tradição dos discos anteriores, este álbum não foge à regra, e a banda apresenta “Agora, o silêncio necessário”, Este tema é precisamente o escolhido para segundo single de “Coração Parte Um”.

O primeiro single, “Grita Pelo Nosso Amor”, foi lançado em abril de 2012 e demonstrou o que se previa para “Coração Parte Um”, mais um excelente álbum de rock. Para além do grito, o novo álbum traz-nos a força de “Quem Disse”, a esperança de “Flecha Certeira”, o escape de “Fuga Eterna” e muitos outros temas.

Nos dias 19 e 20, o Centro Cultural recebe espetáculos de Dança, numa organização da Associação de Dança de Lagos. Os bilhetes custam 6 euros (crianças até aos 5 anos não pagam bilhete e sentam-se no colo do adulto).

Para comemorar o Dia Mundial da Dança, a Associação de Dança de Lagos vai apresentar diversas coreografias, interpretadas pelos alunos e professores da escola, das seguintes modalidades: ballet clássico, dança contemporânea, dança carácter, dança moderna, dança oriental, dança irlandesa e capoeira.

Comentários

pub