Fernando Ulrich dá razão à lista de Filipa da Silva na eleição para o Conselho Geral da UAlg

A votação dos representantes dos alunos do subsistema Universitário no Conselho Geral da Universidade do Algarve não será anulada, ao […]

A votação dos representantes dos alunos do subsistema Universitário no Conselho Geral da Universidade do Algarve não será anulada, ao contrário do que foi determinado numa primeira fase pela Comissão Eleitoral.

O presidente em funções do Conselho Geral Fernando Ulrich não terá validado a decisão antes tomada pela Comissão Eleitoral, por considerar que não havia provas que indicassem que houve, de facto, um irregular apelo ao voto por parte da lista A, encabeçada pela presidente da Associação Académica da UAlg Filipa da Silva.

No ata lançada pela Comissão Eleitoral logo a seguir ao escrutínio, a anulação era justificada com «práticas reiteradas de apelo ao voto por parte da Lista A», decisão da qual a lista visada recorreu para o presidente do Conselho Geral, que acabou por lhe dar razão.

A candidatura que juntou exclusivamente membros dirigentes da AAUAlg (a presidente da associação e vice-presidentes de diferentes unidades orgânicas) vai hoje abordar o assunto numa conferência de imprensa.

Segundo apurou o Sul Informação, esta decisão de Fernando Ulrich, que deverá ser oficializada em breve, significa que vale a votação original. Nas urnas, a vitória da Lista A sobre as outras três listas a concurso foi extremamente folgada, com os elementos da Direção Geral da AAUAlg a conseguir 466 de 616 votos totais. A segunda lista mais votada foi a liderada por Rita Correia, que conseguiu apenas 64 votos.

Isto significa que, à semelhança do que já havia acontecido no subsistema politécnico, onde a Direção Geral apresentou a única lista a votos, a candidatura de Filipa da Silva conseguiu os três mandatos que estavam em disputa.

Comentários

pub