Encontro Ibérico difunde Objetivos do Milénio em Alcoutim

Alcoutim recebeu, durante o fim de semana, um Encontro Ibérico entre jovens, organizado pela Oikos (Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento), […]

Alcoutim recebeu, durante o fim de semana, um Encontro Ibérico entre jovens, organizado pela Oikos (Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento), em colaboração com a associação andaluza CIC-Bata e a Câmara Municipal de Alcoutim.

O encontro foi realizado no âmbito de um projeto de educação para a cidadania global, sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, intitulado “Cinema Documental ODM”.

Debater os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e promover momentos de “partilha e aprendizagem para o futuro sobre o papel dos jovens na luta por um mundo mais justo» foi o mote do Encontro, segundo a associação portuguesa Oikos.

Na sexta-feira, os jovens reuniram-se na Biblioteca Municipal de Alcoutim (Casa dos Condes), na tertúlia “Palavra Sexta à Noite”, e apresentaram os seus objetivos de desenvolvimento do Milénio através da apresentação dos microfilmes, resultado da participação no Concurso Curtas de Cinema Documental Jovem.

Durante o sábado, os cerca de 60 jovens portugueses e espanhóis dividiram-se entre workshops de vídeo, teatro, pintura, tai chi e música, ministrados pelos quatro formadores alcoutenejos Vítor Teixeira, Francisco Brás, Carlos Luz e Irma Lopes, e pelo andaluz Daniel Sanchez.

Durante esses workshops, os jovens desenvolveram as apresentações artísticas que levaram à noite à Igreja de Nossa Sra. da Conceição, num espetáculo para a comunidade alcouteneja.

 

 

 

 

 

Comentários

pub