Em Lagos também já se faz negócios às 6h45 da manhã

Ontem, a esta hora, já cerca de 300 empresários do Algarve estavam no fim de mais uma reunião do Business […]

Ontem, a esta hora, já cerca de 300 empresários do Algarve estavam no fim de mais uma reunião do Business International Network (BNI), depois de terem começado a partilhar ideias e oportunidades de negócio às 6h45. Sim, às 6h45…da manhã.

No Algarve, é assim em sete locais, todas as semanas, com as reuniões dos sete grupos BNI que já congregam, no total, 240 membros na região.

Mas ontem era um dia diferente, já que se tratava da sessão de apresentação do novo grupo de Lagos, o BNI Compromisso, e houve muitos convidados, entre membros de outros grupos, empresários que não pertencem ainda a nenhum deles, autarcas e até uma jornalista.

Luís Ledo, empresário do setor imobiliário, primeiro presidente do BNI Compromisso, de Lagos, no fim da reunião inaugural, disse ao Sul Informação que a «expectativa para este novo grupo é elevada, já que à nossa volta temos grupos com grande sucesso, como o de Portimão». Para já, o BNI de Lagos arranca com 27 membros, «mas contamos atingir em breve os 45 a 50 membros», garantiu o seu presidente.

Mas para que servem estes grupos BNI, que têm o estranho hábito de se encontrar regularmente entre as 6h45 e as 9h10? Servem para potenciar, referenciar e trocar negócios, tanto mais que, dentro de cada grupo, só pode haver um empresário de cada ramo de atividade.

Luis Ledo, presidente do BNI Compromisso, de Lagos

«Se calhar, há cinco ou seis anos não seria fácil juntar tantos empresários nesta rede. Mas a recessão obriga-nos a trabalhar de outra forma e a pensarmos o que fazer de forma mais eficaz. O BNI tem a vantagem de ser um acumular de boas práticas, que são transmitidas e aplicadas pelos seus membros», acrescentou Luis Ledo.

Sendo um grupo que «está apenas no arranque», o BNI Compromisso já referenciou «101,700 euros de negócios».

Orlando Caixeirinho, diretor executivo do BNI Sul, salientou que, desde setembro de 2011, na sua área, já houve 382 reuniões, que resultaram em 8.352.847,41 euros de negócios entre os seus membros, tendo sido passadas de um para outro empresário, rigorosamente sem comissões, 14.567 referências de negócios.

O BNI Sul e os grupos que o integram é, aliás, um dos que tem alcançado maior sucesso na referenciação de negócios, já que cada uma das referências gera em média 659,84 euros, quando a média nacional anda pelos 394,37 euros.

Além desta rede que se estabelece entre empresários, levando-os a trocar entre si oportunidades de negócio ou até a cooperar e atuar em conjunto em certas áreas, o BNI promove também formação regular, que até é obrigatória e gratuita.

Alguns membros da primeira direção do BNI Compromisso, de Lagos

O lançamento do grupo BNI Compromisso decorreu no hotel Vila Galé, de frente para a Meia Praia, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Lagos e do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, e ainda do presidente da Associação de Comércio e Serviços do Algarve (ACRAL).

Quase a apadrinhar o nascimento deste que é o sétimo grupo BNI no Algarve, esteve o BNI Desafio, de Portimão, que, com 47 membros, é o maior do país e já vai a caminho dos dois milhões de euros de negócios referenciados.

João Tavares, advogado, presidente deste grupo, resumiu, em declarações ao Sul Informação, o pensamento de grande parte dos empresários que integram estes grupos de networking de negócios: «se não fosse o cenário atual, não tínhamos conseguido mobilizar tanta gente e tão rapidamente. Nós, empresários, já percebemos que sozinhos não vamos a lado nenhum e que a empatia, a amizade e a colaboração são a chave».

Empresários em pleno momento de networking

Comentários

pub