Teia d’Impulsos promove ciclo de “Conversas sobre Cidadania” ao longo de 2013

A associação Teia D’Impulsos vai dinamizar, ao longo de 2013, um ciclo de “Conversas sobre Cidadania”, onde diferentes personalidades da […]

A associação Teia D’Impulsos vai dinamizar, ao longo de 2013, um ciclo de “Conversas sobre Cidadania”, onde diferentes personalidades da sociedade local serão convidadas a refletir sobre o papel fundamental dos cidadãos nas mais diversas áreas da sociedade.

Esta será também uma oportunidade para a Teia D’Impulsos promover o seu próprio projeto de cidadania participativa, o ciclo de debates “Teia D’Ideias”, com especial destaque para a apresentação da publicação que agrega as principais conclusões de cada uma das nove tertúlias que constituíram a primeira edição deste projeto, o livro “Teia D’Ideias – Espaço de Cidadania”.

O programa deste ciclo de conferências encontra-se já preenchido com cinco momentos, a iniciar já no próximo dia 7 de março. Assim, na quinta-feira, às 21h30, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes em Portimão, Nuno Silva é convidado a dissertar sobre «Cidadania, Uma questão de educação!».

No dia 16 de Março às 19h00, em dia de aniversário da Associação Teia D’Impulsos, Isabel Guerreiro vai desenvolver o tema «Crise social e económica – um estímulo à cidadania ativa?», conferência que vai ter lugar na Casa Inglesa em Portimão.

No dia 11 de Abril, às 21h30, cabe ao Padre Mário Sousa a reflexão sobre a temática «A Responsabilidade sócio-caritativa do Cidadão», uma conversa sobre cidadania que vai decorrer no Centro Social e Paroquial de Nossa Sra. Do Amparo em Portimão.

A Teia d’Impulsos considera que «o incentivo à participação ativa dos cidadãos é ainda mais importante de incutir nos mais jovens». Desta forma, a associação optou por cruzar esta iniciativa com o Março Jovem.

Assim, duas das Conversas sobre Cidadania estão incluídas no programa do Março Jovem 2013, tendo lugar no Kiosk ComVida, quiosque devoluto existente no centro da cidade (cruzamento da Av. S. João de Deus com a Rua Mouzinho de Albuquerque).

No dia 9 de Março pelas 15h30, o tema vai ser «Quando os Jovens são exemplo de Cidadania», com a participação de vários jovens cidadãos portimonenses.

No dia 30 de Março, pelas 15h30, o convidado será o Bruno António, da Cooperativa Ecos, que vai desenvolver o tema «Como incentivar os Jovens para uma Cidadania Ativa?».

O ano de 2013 foi designado pela Comissão Europeia como o Ano Europeu dos Cidadãos. Para além da cidadania europeia, a importância da participação ativa dos cidadãos na sociedade onde habitam vai estar em destaque ao longo de todo o ano.

Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub