Comissão Europeia lança Livro Verde sobre resíduos

A Comissão Europeia lançou um Livro Verde para debater a forma de tornar os produtos de plástico mais sustentáveis durante […]

A Comissão Europeia lançou um Livro Verde para debater a forma de tornar os produtos de plástico mais sustentáveis durante todo o seu ciclo de vida e de reduzir o impacto dos seus resíduos no ambiente.

Metade dos resíduos de plástico produzidos na Europa é depositada em aterros, mas esta prática deve ser evitada, já que os plásticos podem ter componentes perigosos e a sua eliminação pode originar emissões indesejáveis e resíduos concentrados e poluentes.

Depois de libertados no ambiente, em especial no meio marinho, os resíduos de plástico podem persistir durante centenas de anos.

A consulta pública lançada pelo Livro Verde inclui 26 perguntas e prolonga-se até ao início de junho de 2013. Os resultados serão tomados em conta na elaboração de novas medidas políticas, em 2014, no âmbito de uma reavaliação mais vasta da política de resíduos, que incidirá, em especial, nas atuais metas para a valorização e a deposição em aterro de resíduos, bem como na avaliação de cinco diretivas que abrangem diversos fluxos de resíduos.

Os problemas concretos criados pelos resíduos de plástico não são especificamente abordados na atual legislação da UE em matéria de resíduos. Os Estados-Membros devem dar preferência à prevenção e à reciclagem, em detrimento dos outros modos de eliminação.

Números

Anualmente, são lançados cerca de 10 milhões de toneladas de lixo, principalmente de plástico, para todos os oceanos e mares.

Em apenas 50 anos, a produção mundial anual de plástico passou de 1,5 milhões de toneladas em 1950 para 245 milhões de toneladas em 2008, prevendo-se que esta tendência de crescimento se mantenha.

Comentários

pub