Chuva e trovoada mantêm Sul do país sob aviso Amarelo

O Instituto Português do Mar da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala […]

O Instituto Português do Mar da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, nove distritos do continente por causa da chuva ou aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoadas.

De acordo com o IPMA, os distritos de Faro, Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 e as 14:49 de hoje por causa da previsão de períodos de chuva ou aguaceiros acompanhados de trovoadas e vento forte.

O amarelo significa, segundo o IPMA, “risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Na região norte, preveem-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros a partir do meio da tarde, vento fraco, tornando-se moderado de noroeste nas terras altas a partir do meio da tarde, neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do interior e pequena descida da temperatura mínima.

Para o centro e sul, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade no fim do dia e períodos de chuva ou aguaceiros, sendo por vezes fortes e acompanhados de trovoada e de rajadas de vento na região Sul, em especial até ao início da tarde.

Prevê-se ainda queda neve acima de 1.000/1.200 metros na região centro, vento fraco a moderado de sudoeste, rodando gradualmente para noroeste e tornando-se moderado a forte no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, pequena subida da temperatura mínima na região Sul, e descida da temperatura máxima na região centro.

O IPMA prevê para o arquipélago dos Açores céu com períodos de muito nublado e vento moderado enquanto na Madeira a previsão aponta para vento fraco e aguaceiros.

Quanto às temperaturas máximas, no Porto e em Lisboa prevê-se 13 graus Celsius, em Faro, Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo 17, em Santa Cruz das Flores 16 e no Funchal 23.

Comentários

pub